Matéria Especial, confira:

O ano de 1988 foi na história do município de Paverama o período mais importante de seus 26 anos. Se não vejamos:

- Em abril daquele ano, o município emancipou-se desmenbrando-se de Taquari, seu município mãe.

- Em novembro ocorreu à primeira eleição municipal com a escolha do primeiro prefeito, vice-prefeito e câmara de vereadores.

- Outro acontecimento de extrema importância foi à entrega por parte do governo do estado do acesso asfaltado, ligando o centro da nossa cidade até a BR-386, a nossa atual VRS-835.

De lá para cá, nesses vinte seis anos varias administrações já passaram e várias melhorias o município alcançou. Porém nossa VRS-835 tem apresentado falhas estruturais, tais como: Falta de acostamento, e dificuldade de passagem de água oriundas de sangas e arroios, que diante de enxurradas (típicas no verão) não conseguem ter vazão e o asfalto represa essas águas, criando seríssimos transtornos aos moradores próximos da rodovia. Exemplo claro é o que por várias vezes tem ocorrido no bairro Morro Bonito, próximo a entrada do cemitério daquele bairro.

Moradores da localidade têm enfrentado verdadeiras enxurradas, que invadem suas casas e de outros vizinhos, atraindo a solidariedade de todos os munícipes de Paverama. Durante todos esses anos, essas famílias aguardaram com ansiedade alguma providência eficaz por parte do poder público. Um quarto de século se passou e nenhuma providência foi apresentada por qualquer administração.

No entanto, a atual administração de Vanderlei Markus e Edgar Hélio Hauenstein resolveram enfrentar o problema de frente, indo ao encontro do Governo Estadual que através do DAER, firmou parceria com nosso município no sentido de encontrar uma solução para este problema que reaparece toda vez que a chuva vem em grande escala.

Recentemente, por esses dias o sonho virou realidade: O asfalto foi aberto e tubos de 1,5 metros de diâmetro foram distribuídos em duas galerias, como forma de prevenção contra as enxurradas de todas as próximas chuvas.

Paralelamente a alegria dos moradores próximos, infelizmente houve manifestação de descontentamento por parte de alguns munícipes quanto ao transtorno causado pela obra. Transtornos estes que duraram aproximadamente 30 horas, ou seja, um dia e meio. O mais importante para qualquer munícipe nesse momento é desconsiderar essas criticas descabidas e voltar-se para a satisfação dos moradores que a partir de hoje estarão livres de um problema que nenhum Paveramense quer na porta de sua casa. Para comprovar a satisfação desses moradores transcrevemos seus depoimentos e sua opinião sobre a importância desta obra da Administração Municipal em parceria com o DAER.

OPINIÃO DOS MUNÍCIPES SOBRE A OBRA:

Aquela obra foi muito boa, ninguém nunca mexeu na via em 25 anos, quantas administrações passaram? A VRS 835 foi fechada um dia e meio e houve algumas reclamações, não se colocam no lugar de quem mora na localidade. Todos que residem ali estão felizes pelo fato de não entrar mais água em suas casas. O Morro Bonito está melhorando, Porque reclamar?”

Pedro Valdeni dos Reis Marques, comerciante.

Pelo que eu passei nesses últimos anos eu não esperava mais essa obra, já havia perdido a esperança. Tivemos muitos prejuízos, perdemos muitas coisas com as chuvas, houve noites que em quanto todos dormiam, nós estávamos acompanhado as águas, porque quando ela começava a descer em direção a nossa casa tínhamos que levantar os móveis. Soubemos que aconteceram reclamações em função da obra, mas com o tempo todos vão perceber que foi para o bem de Paverama. Agradeço muito ao prefeito, ao vice, e a toda equipe, estamos muito contentes com o feito”.

Adão Melquides Silveira da Silva, comerciante, morador da localidade.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama

Data de publicação: 01/02/2014