Para levar a informação verídica ao munícipe, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Paverama procurou o diretor do Hospital Ouro Branco, para esclarecer todas as dúvidas da população, leia a entrevista com atenção.

O convênio com o Hospital Ouro Branco foi firmado em 6 de janeiro passado, tendo em vista o encerramento das atividades do Hospital São João. O Município paga R$ 74,00 por consulta, fora outros valores para exames, como raios-X, cirurgias e outras intervenções caso exista necessidade, também custeados pelo Município. O convênio também cobre internações, se for necessário. Para levar a informação verídica ao munícipe, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Paverama procurou o diretor do Hospital Ouro Branco, para esclarecer todas as dúvidas da população, leia a entrevista:

Uma apresentação, seu cargo e funções a frente do HBO:

André Emílio Lagemann, Diretor Executivo do HOB.

O que o HOB tem a oferecer aos munícipes Paveramenses?

O convênio firmado garante a porta de entrada para atendimento de urgência e emergência. Nosso serviço de Pronto Atendimento é 24 hs e atende pacientes de Teutonia, Poço das Antas, Westfália e Paverama, e em situação de urgência e emergência todo cidadão de qualquer cidade. No caso específico de Paverama, já vínhamos mantendo um convênio para este atendimento, só que agora ele é ampliado, uma vez que a referência em atendimento de urgência e emergência para comunidade de Paverama será o Hospital Ouro Branco.

André, alguns munícipes temem por terem que esperar, falam até em prioridade a outros municípios, por favor, diga-nos o que há de verdade nisso?

Nós trabalhamos no Pronto Atendimento com um sistema de acolhimento através de entrevista com uma enfermeira, que fará a classificação do paciente de acordo com critérios estabelecidos na Portaria 2048/2002 do Ministério da Saúde, classificando os casos por cores, sendo vermelho uma urgência imediata, o amarelo que precisa ser atendido em seguida, verde e azul que podem aguardar porque não representam risco de morte ao paciente. Portanto nossa prioridade será sempre para casos classificados como vermelho e amarelo após a triagem da enfermagem que segue os padrões técnicos estabelecidos em Portaria do Ministério da Saúde. A orientação a população é de que esta procure prioritariamente seu posto de saúde no seu bairro e cidade, e somente em casos de urgência e emergência venha ao hospital onde estes casos serão prioritariamente atendidos, lembrando que todos serão devidamente atendidos, mas a prioridade são os casos de urgência e emergência, podendo os classificados nas cores verde e azul aguardar. O acolhimento do paciente em serviço de urgência e emergência com classificação de risco por cores é uma norma do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde para que as emergências sejam prioritariamente atendidas.

A estrutura do Hospital Ouro Branco tem quantos leitos?

Nós temos hoje 84 leitos, sendo 74 pelo SUS, uma ocupação média de 54%, mantendo serviço de Pronto Atendimento 24 horas com 1 médico plantonista, com reforço de um 2° médico em dias de semana, e de sextas a segundas sempre são dois médicos, além de ter sempre na equipe do Pronto Atendimento 1 enfermeira e técnicos de enfermagem. Ainda mantemos como suporte aos médicos plantonistas 7 especialistas de sobreaviso que são chamados quando o plantonista julgar necessário. Ao todo trabalham no hospital hoje 200 funcionários, destacando 15 enfermeiros e 50 técnicos de enfermagem, além de profissionais da área administrativa, áreas de apoio como higienização e lavanderia, nutricionista, psicóloga, farmacêuticos entre outros profissionais indispensáveis para o bom funcionamento do hospital. No Corpo Clínico estão aptos 35 médicos a realizarem internações e procedimentos no hospital.

Quais tipos de exames o munícipe Paveramense poderá fazer no HOB?

No Pronto Atendimento todos os exames estabelecidos nos protocolos internos de atendimento e julgados necessários pelo médico plantonista, como exames de analises clínicas, exames de raio-x, ultrassonografia e tomografia. Em caráter eletivo, ou seja, quando não for de urgência, aqueles exames previstos no convênio e devidamente autorizados pelo Município.

Uma mensagem do Hospital Ouro Branco ao povo Paveramense:

Uma definição da missão de nosso hospital, temos estabelecido que nosso negócio é oferecer bem estar aqueles que necessitam de nossos serviços, e neste sentido temos investido constantemente em novos serviços, profissionais e no treinamento das pessoas que trabalham conosco para que possamos manter um elevado padrão de atendimento e cumprir com nossa missão social que é contribuir para que a qualidade de vida das pessoas da nossa comunidade seja cada vez mais elevada.

O Diretor Executivo do Hospital Ouro Branco ressalta a necessidade de o paciente apresentar documento com foto e o cartão do SUS.

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de imprensa Prefeitura Municipal de Paverama

Data de publicação: 24/01/2014

Compartilhe!