No inicio do mês de novembro do corrente ano, os Administradores Municipais estiveram visitando a Propriedade Rural de Lário Knebel em Linha Travessão-Paverama. Na ocasião o Prefeito Municipal, Vanderlei Markus, e o Vice-Prefeito e na época Responsável pela Secretaria da Agricutura e Meio Ambiente, Edgar Hauenstein, conferiram de perto as novas instalações do chiqueirão para terminação de suínos.

No inicio do mês de novembro do corrente ano, os Administradores Municipais estiveram visitando a propriedade rural de Lário Knebel em Linha Travessão-Paverama.

As atividades do casal Lário e Marlise Knebel no ramo da suinocultura iniciaram nos meados de 2009, quando começou a construir o primeiro chiqueirão, concluindo a obra no mês de março de 2010, quando então colocou o primeiro lote para terminação.

Lário destaca que no inicio da atividade foi um pouco difícil, mas que nunca desanimou, pois estava ciente que era um negócio rentável. E, ao ver que estava prosperando, teve a intenção de ampliar o empreendimento, com a instalação de um novo chiqueirão.

Knebel ressalta que no mês de setembro de 2012, começou a ver sobre a viabilidade de obtenção de financiamentos, encaminhamento de projetos e contratação de empreiteira para edificação da obra.

A construção das novas instalações começou no mês de maio de 2013, sendo concluída no inicio do mês de outubro, do corrente ano, onde, segundo ele teve gasto um valor aproximado de R$ 130 mil, entre recursos obtidos através de financiamentos e recursos próprios.

O novo local para a criação dos suínos contém aproximadamente 447 m², com 18 baias disponíveis, onde são colocados 18 suínos por baias.

O casal informou que o primeiro lote de suínos chegou por volta de 23 de outubro, que ficarão um prazo de 90 dias, até atingir um peso considerado ideal para entrega na empresa Languirú, entrega esta programada, que ocorrerá no final do mês de Janeiro do próximo ano, onde cada animal estará pesando entre 110/115 Kgs.

O casal Lário e Marlise Knebel, trabalham sozinhos cuidando dos dois chiqueirões, de um lote de 12 vacas leiteiras, e da pequena lavoura, que é usada para o cultivo da pastagem para as vacas.

Lário comentou ainda que a suinocultura está sendo muito viável, e recomenda para quem quiser trabalhar com esse ramo, devem procurar conhecer o trabalho da suinocultura, lembra ainda que acima de tudo a pessoa tem que ter interesse para investir e buscar conhecimentos, pois os serviços são diários e diretos, não tendo como deixar de cuidar, pois os porcos não têm hora certa para se alimentar, conclui dizendo que “sabendo cuidar, não tem como não dar certo, como não ir pra frente e ter rentabilidade”, disse o produtor.

O casal Lário e Marlise, fez questão de frisar a importância do trabalho desempenhado pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do município de Paverama, pois, através de uma idéia da Secretaria em proporcionar incentivos aos agricultores, é que foi realizado todo o trabalho de terraplenagens, aterramentos, abertura das fossas e colocação de saibro nos acessos ao novo chiqueirão.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, ressalta que os produtores que tiverem interesse em investir na suinocultura ou outro tipo de trabalho, no sentido da diversificação, podem e devem procurar a própria Secretaria para obter informações sobre os incentivos que receberão por estarem investindo no município de Paverama.

Texto e Fotos:

Luciano da Silva e Silva – Assessoria de Imprensa de Paverama.

Data de publicação: 27/11/2013