A partir do dia primeiro de novembro, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, dará início a 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa no ano de 2013 no Estado do Rio grande do Sul, sendo que nesta campanha, deverão ser imunizados todos os bovinos e bubalinos com idade de até 24 meses.
A partir do dia primeiro de novembro, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, dará início a 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa no ano de 2013 no Estado do Rio grande do Sul, sendo que nesta campanha, deverão ser imunizados todos os bovinos e bubalinos com idade de até 24 meses.
Nesta etapa, o Departamento de Defesa Agropecuária da SEAPA disponibilizará a doação de aproximadamente 2, 5 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa aos produtores inscritos no Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (PRONAF) ou no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (PECFAM) que possuírem rebanho de até 100 bovinos e/ou búfalos por núcleo familiar.
Não terão direito ao benefício os produtores rurais que não tenham realizado a comprovação da vacinação em campanhas anteriores ou que não tenham pago multas aplicadas previamente.
Durante este período, os proprietários que não tiverem direito as vacinas doadas pelo Estado, deverão comprar as doses necessárias para vacinação do seu rebanho e apresentar a Nota Fiscal nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária da SEAPA/RS, especificando a quantidade de animais vacinados, por categoria. O prazo máximo para apresentação da mesma é de 05 dias úteis após o término da campanha, caso contrário, serão autuados conforme determinação do Decreto Estadual n° 50.072/13 e terão sua propriedade interditada até que seja regularizada a vacinação.
A conscientização de todos quanto à importância da imunização dos animais contra esta doença é fundamental para evitarmos a introdução do vírus na febre aftosa no Estado.
Entre os anos de 2000 e 2001, foram registrados 52 focos confirmados de febre aftosa, em diversos municípios do Rio Grande do Sul.
Entre as conseqüências diretas podemos citar o sacrifício de mais de 26 mil animais e o gasto de aproximadamente R$ 11 milhões em ações sanitárias para a contenção da doença, além das perdas econômicas geradas pelo impedimento da venda de produtos de origem animal e vegetal.
Comunicado importante do Posto da Inspetoria Veterinária.
A Secretaria da Agricultura de Paverama através do Posto da Inspetoria Veterinária comunica que a campanha de vacinação contra Febre Aftosa acontecerá do dia 1° ao dia 29 de novembro, e só serão imunizados os animais com até 24 meses, e somente para os produtores que vierem retirar a vacina com frasco contendo isopor e gelo.
Ressalta-se que o frasco de Isopor com Gelo visa conservar a integridade da vacina, e os produtores que não o trouxerem no ato da retirada da mesma não receberão a doação da vacina em hipótese alguma.
Informa-se também que os produtores que não retirarem a vacina ou que não vacinarem seu rebanho estarão sujeitos à multa conforme DECRETO Nº 50.072, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2013.
Para evitar o desperdício de vacina os produtores devem se agrupar visando formar grupos com 10 bovinos e na retirada da mesma é importante que apresentem a ficha de controle de rebanho bovino atualizada visando à agilidade de atendimento no Posto da Inspetoria Veterinária.
Lembramos que o Posto da Inspetoria Veterinária encontra-se junto a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, na Rua Henrique Klein n°554 junto ao prédio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos; para maiores esclarecimentos pelo fone (51) 3761-1102 com o Posto da Inspetoria Veterinária.
Produtor Rural Evite filas não deixe para retirar as vacinas nos últimos dias!!!
Data de publicação: 24/10/2013