Numa promoção da Secretaria Estadual de Saúde, foi realizada na sede da PROCERGS em Porto Alegre, na sexta-feira, dia 02 de outubro, uma capacitação para agentes comunitárias de saúde e técnicos em enfermagem de todo o estado do Rio Grande do Sul, quanto aos diagnósticos da Hanseníase.

Numa promoção da Secretaria Estadual de Saúde, foi realizada na sede da PROCERGS em Porto Alegre, no dia 02 de outubro, uma capacitação para agentes comunitárias de saúde e técnicos em enfermagem de todo o estado do Rio Grande do Sul, quanto aos diagnósticos da Hanseníase.

Pela parte da manhã ocorreu a palestra sobre a História da Hanseníase, onde foram explanados sobre o que é a hanseníase, sinais e sintomas, como é feito o diagnóstico, tratamento, acompanhamento, entre outros assuntos ligados ao tema.

Pela parte da tarde, foi abordado sobre a Importância do acolhimento à pessoa com Hanseníase; O papel da Agente Comunitária de Saúde na Hanseníase; o auto-cuidado: Como orientar, e finalizando o evento foi realizada uma avaliação com os participantes e entrega dos certificados.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o principal objetivo da capacitação era capacitar os profissionais para saber identificar precocemente a doença, além de estarem aptos a verificarem se o paciente diagnosticado está fazendo o auto-cuidado corretamente.

Do município de Paverama estiveram participando 11 Agentes Comunitárias de Saúde além da Técnica em Enfermagem Ieda S. Oliveira.

Data de publicação: 09/10/2013

Compartilhe!