O Município de Paverama comemorou o Aniversário da Independência do Brasil em grande estilo, sendo que na manhã do sábado dia 7 de setembro foi realizado um belíssimo Desfile Cívico, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

As ruas centrais da cidade foram tomadas por pessoas que vieram assistir e desfilar na parada cívica.

Dando início, foi realizada a composição do palanque oficial, com as autoridades municipais, entre elas o Prefeito Municipal Vanderlei Markus e esposa, Vice-prefeito Edgar Hauenstein e esposa, Vereadores, Secretários Municipais e representantes do Corpo de Bombeiros de Estrela, Tenente Francisco Antonio Schmidt e comandante do 5º Grupamento da Policia Militar de Paverama, Luis Carlos Guithon.

Após a formação do palanque oficial, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, juntamente com o hasteamento dos pavilhões realizado pelo Prefeito Municipal, Vice-prefeito e Secretária de Educação.

A seguir, foi realizada a entrega da premiação ao aluno do 6º Ano da EMEF Gonçalina Pinto Vilanova, Lucas Grileitov, que teve seu desenho selecionado no concurso de criação da logomarca da Campanha QUERO NOTA, entregue pelo Prefeito Municipal.

Antes do início do desfile cívico cultural, o chefe do executivo municipal, Vanderlei Markus, ao fazer o uso da palavra, realizou uma saudação a todos os presentes, e na ocasião destacou o excelente trabalho realizado pelas secretarias municipais da Educação e Cultura e de Obras, Serviços Públicos e Trânsito, para que tudo ficasse pronto para a realização da parada cívica.

Após, o pronunciamento do Prefeito Municipal, foi aberto o desfile do ano de 2013, com o caminhão do Corpo de Bombeiros de Estrela, um dos veículos da 2ª SCI, que atualmente conta com 29 homens comandados pelo Tenente André Rodrigues de Oliveira.

Na seqüência, foi recebido em frente ao palanque oficial as Soberanas do Município, Rainha Jéssica Althaus Flach, 1ª Princesa Luana de Oliveira Souza e 2ª Princesa Tailine Silva Duarte, que conferiram o desfile junto com as demais autoridades no Palanque Oficial.

Após o Carro das Soberanas, tivemos a participação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que apresentou os projetos desenvolvidos pela entidade, como por exemplo: Projeto Esporte e Artesanato com crianças e adolescentes, Projeto Orientação e Apoio Sócio Familiar (OASF), Projeto Viver Feliz (PCDs), e Projeto da Ginástica da Melhor Idade (Viver Melhor).

Abrilhantando o desfile, o Grupo de Danças “Alegria de Viver” com suas dançarinas que contam com idade superior a 80 anos também passaram pela avenida.

Prosseguindo, os 12 Grupos do LAR do município, também se fizeram presentes no desfile, coordenados pela extencionista da Emater/RS Marlova Pretto.

Na continuidade do desfile, foi a vez da Rede Municipal de ensino, realizar a sua apresentação.

As Cinco Escolas de Educação Infantil realizaram a abertura dessa etapa educacional do desfile cívico, mostrando aos presentes sobre as AÇÕES DO BEM, onde cada educandário representou um dos sentimentos do BEM: Alegria, Respeito, Carinho, União e a Paz. Seguindo com as Escolas de Ensino Fundamental do município, que realizaram suas apresentações, cada uma abordando os projetos trabalhados no decorrer do ano letivo.

As duas Escolas Estaduais, situadas em Paverama, também participaram da Parada Cívica, A Escola Estadual de Ensino Fundamental Boa Esperança, apresentou-se com seus alunos e alguns integrantes do CTG Querência Do Tio Pedro de Pedra Grande de Tabaí, e abordaram o tema: a Família, Escola e Tradicionalismo. Já a Escola Estadual de Ensino Médio Paverama do centro, abordaram vários temas, entre eles os 25 anos do município de Paverama.

Uma novidade no desfile deste ano foi a participação das Entidades religiosas, como a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e a Comunidade Cristã Reviver que levaram de seus fiéis ao evento cívico.

A Escolinha de Futebol Fênix participou com seus professores e atletas das diversas categorias. Também tivemos a participação do Grupo de Danças Folclóricas Origens.

Encerrando o Desfile Cívico Cultural, ocorreu a apresentação do CTG Estância do Siqueira, e os grupos de cavalarianos convidados dos municípios de Fazenda Vilanova, Brochier, Teutônia, Tabaí, Estrela, entre outros. Houve a apresentação dos representantes das Carreteadas de Cabriúva e de Santa Manoela, e um Grupo de Gaioleiros de Paverama.

Dessa forma, mais um Tradicional Desfile Cívico foi realizado em Paverama, enaltecendo nossa história e Cultura.

Agradecimento da SMEC:

A Secretaria de Educação e Cultura, por meio da Secretária Rosicler Flach, agradece a todos que participaram de uma ou de outra forma no Desfile de sábado, momento que serviu para demonstrar que quando várias pessoas se organizam e partilham de união, comprometimento e dedicação belas ações são realizadas.

Data de publicação: 10/09/2013