Na tarde da quarta-feira, dia 19 de junho no Centro Comunitário Evangélico, foi realizado o 1º Encontro Viver Melhor, onde o grupo de Paverama recebeu a visita do grupo do Projeto da Ginástica de Fazenda Vilanova.

No inicio das atividades o Prefeito anfitrião, Vanderlei Markus, em poucas palavras agradeceu a presença do vice-prefeito Edgar Hauenstein, da secretária de educação e cultura Rosicler Flach, da coordenadora do CRAS, Vanderlea Machado da Silva, dos componentes do grupo local Viver Melhor, e saudou de uma forma especial o Coordenador de Esportes Elisandro Micael da Silva, e os professores Igor Francisco e Bruna Chagas, que acompanharam o grupo de Ginástica da Fazenda Vilanova.

Na seqüência, foi entregue ao coordenador e professores de Vilanova uma bela cesta, gentilmente doada pelas Conservas Schnoremberger de Paverama, dando prosseguimento ao evento, o professor Leandro de Azevedo, explanou aos visitantes a forma e como vem sendo desenvolvido os trabalhos com o pessoal da ginástica da 2ª e 3ª idade no município Paveramense.

Após a apresentação do projeto aos Vilanovenses, o professor Leandro de Azevedo, iniciou os trabalhos da ginástica envolvendo os dois grupos numa mesma atividade, onde além de exercitar o corpo, proporcionou muitos sorrisos entre todos.

Após a realização da atividade física, houve uma confraternização, com comes e bebes trazidos por cada integrante do grupo viver melhor, e fechando o encontro, houve também um momento de descontração com musica ao vivo.

Para a coordenadora do CRAS de Paverama, Vanderlea Machado da Silva, “Eventos como este são de grande importância, às vezes nem tanto pelo que é apresentado aos presentes, mas, muito pelas idéias que são trocadas em meio aos integrantes, são experiências diferentes em torno de um mesmo objetivo. Vale lembrar que a cada ano a expectativa de vida vem aumentando, e com certeza, projetos como este que desenvolvemos aqui e também no município de Fazenda Vilanova, contribuem para que as pessoas vivam mais e melhor.” Finalizando parabenizou e agradeceu a todos que se fizeram presentes.

Atualmente o Projeto Viver Melhor conta com 104 pessoas cadastradas, sendo 87 pessoas do sexo feminino e 17 do sexo masculino, com a idade compreendida entre 30 e 87 anos, integrando pessoas das localidades de Boa Esperança, Santa Manoela, Morro Azul, Linha Brasil, Morro Bonito, Bom Jardim, Três Irmãos, Cabriúva e do Centro.

Os encontros são realizados no Centro Cultural Evangélico todas as segundas e quartas-feiras à tarde.

O projeto é realizado pelo Centro de Referência em Assistência Social com o co-financiamento do Governo Federal.

Texto e fotos: Luciano da Silva e Silva – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paverama.

Data de publicação: 24/06/2013