Na terça-feira, dia 9 de abril, ocorreu junto à câmara de vereadores do município de Paverama, um importante reunião tendo como tema a preservação da água, da irrigação e da piscicultura.

No encontro, estiveram reunidos o Prefeito Municipal Vanderlei Markus, o Vice-prefeito e responsável pela Agricultura e Meio Ambiente Edgar Hauenstein, Secretário de Obras Dalvan de Souza, representantes do escritório local da Emater/RS Marlova e Aldacir Pretto, além dos integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS) e da Emater/RS-Ascar Mauro Stein, João Alfredo Sampaio, Maycon Schubert e Vilmar Galvão, que apresentaram aos administradores municipais detalhes a respeito dos programas “Irrigando a Agricultura Familiar” e “RS Pesca e Aquicultura”, desenvolvidos pela SDR/RS.

A intenção é ampliar, em cada um dos municípios, as ações voltadas ao uso da água, considerando as potencialidades e as demandas dos produtores locais e também realizar a integração das ações dos municípios com os programas do Governo do Estado. O assessor do Departamento de Pesca, Aqüicultura, Quilombolas e Indígenas (Dpaqui) da SDR/RS, Maycon Schubert, explicou que este primeiro contato é importante para que sejam niveladas as demandas existentes, com vistas a incentivar as prefeituras a desenvolverem programas municipais próprios que organizarão as atividades e podem ampliar a alocação de recursos dos municípios e dos Governos Estadual e Federal .

Para o diretor do Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Dinfra) da SDR/RS, Vilmar Galvão, o Governo do Estado estimula as ações de preservação de água através dos programas de irrigação, pesca e aquicultura, disponibilizando recursos subsidiados, ampliando também o parque de máquinas para apoiar os agricultores, trabalhando em parceria com os municípios. Além dos recursos, os programas possibilitam o acesso aos licenciamentos ambientais e oferecem cursos de capacitação gratuitos aos agricultores, ministrados por técnicos da Emater/RS-Ascar.

Para o coordenador regional da SDR/RS, Mauro F. Stein, o trabalho desenvolvido na forma de programas municipais dá foco às ações a serem realizadas, evita a dispersão de esforços e possibilita a obtenção de resultados bem definidos. “Na área da piscicultura, o desafio é organizar a cadeia produtiva, desde a produção, passando pelo o beneficiamento, até o acesso ao mercado, que pode ser feito nas feiras municipais e agora também nos programas de compras institucionais como é o caso do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)”, enfatiza.

O prefeito de Paverama, Vanderlei Markus aprova a ideia e acredita que o aumento na produção local de peixes, por exemplo, pode significar uma alternativa saudável para a merenda escolar. Para Markus, há um grande potencial para investimentos nas áreas de pesca e aquicultura e para auxiliar já está sendo elaborado um levantamento completo a respeito de quantidade de produtores que trabalham com peixes. “Esse ‘pontapé inicial’ é importante para que saibamos onde estamos pisando, pela possibilidade do trabalho em parceria e para que as ações sejam feitas de maneira viável”, diz.

De acordo com Aldacir Pretto, da Emater local ficou definido que na quarta-feira, dia 24 de abril, às 8 horas e 30 minutos, será realizada uma nova reunião na Câmara de vereadores de Paverama, para a elaboração do Plano Municipal de Pesca e Aqüicultura, “Nessa reunião será elaborado um plano, e após será definido o que vai ser esse trabalho, quem vai fazer parte do plano e a forma de como vai ser o referido plano.

Finalizada a reunião, a Administração Municipal e outras instituições locais manifestaram o interesse e firmaram compromisso em estruturar programas municipais e em assinar o Termo de Cooperação com a SDR/RS que irá permitir a operacionalização dos programas e a disponibilização de máquinas, por parte do Estado, para a realização de obras.

Data de publicação: 16/04/2013