Nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2013 deu-se inicio a formação dos professores alfabetizadores do município de Paverama.

Nosso município aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em agosto de 2012.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito federal, Estados e Municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Durante o encontro foram realizadas atividades de fortalecimento ao grupo, integração entre todos e estratégias de trabalho para futuras ações.

A atividade ligada ao Pacto Nacional pela Alfabetização teve a Coordenação de Cleonita Markus Vicente, e da Orientadora Pedagógica Fabiani Isabel Kunzler Bruxel.

Na quarta-feira, pela tarde, a formação de professores contou a presença do Prefeito Municipal Vanderlei Markus e da Primeira Dama Débora Markus.

Na abertura das atividades houve o pronunciamento do Prefeito Vanderlei Markus, que em poucas palavras desejou boas vindas aos educadores, que todos tenham um bom retorno no inicio das atividades. Citou sobre os desafios impostos, as dificuldades, no nosso dia-dia tanto para os educadores bem como para a administração municipal que com luta e perspicácia serão resolvidos.

Vanderlei Markus também comentou sobre o seu tempo de escola, onde aprendeu muito com seus professores, mas que de certa forma o aprendizado em casa ajudou muito, e por isso pediu que as escolas procurem envolver os pais na realização das tarefas escolares, finalizando o Prefeito colocou-se a disposição dos colegas, pois também se considera um servidor municipal, e que será amigo de todos indistintamente.

Na seqüência, a Secretária de Educação Rosicler Flach conduziu os trabalhos, apresentando-se aos colegas de classe, e expondo a forma de trabalho que será implantado no período escolar que inicia na próxima segunda-feira, dia 25, na oportunidade houve a entrega das novas agendas para os educadores presentes.

Já na quinta-feira, dia 21 de fevereiro, na abertura dos trabalhos pela manhã, foi servido um delicioso Café da Manhã aos participantes no Centro Cultural Evangélico, e pós tiveram inicio os trabalhos destinados aos Professores Municipais e Estaduais, que conheceram e debateram sobre vários assuntos relativos à educação entre eles o PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO. Nesse dia as atividades foram desempenhadas junto ao Centro Cultural Evangélico e na Escola Estadual de Ensino Médio Paverama

Nesta sexta-feira, dia 22, às 8 horas, haverá reuniões nas escolas, a fim de esclarecimentos finais e saneamento de dúvidas para o inicio do ano letivo.

Para inicio do ano letivo dia 25, segunda-feira, cada escola preparou uma atividade para reencontrar os seus alunos.

A rede municipal de ensino de Paverama mantém cinco escolas de Educação Infantil que atendem as crianças de até cinco anos, e oito escolas de Ensino Fundamental onde são atendidas crianças a partir dos seis anos, além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que efetuaram a matrícula.

Data de publicação: 20/02/2013