A Rua Célio Klein, nas proximidades do Centro de Referência em Assistência Social é a primeira a receber piso tátil.

Novos calçamentos de Paverama receberão piso tátil e adaptações para facilitar acessibilidade nas ruas do município

Pessoas com necessidades especiais como deficientes visuais, cadeirantes e idosos terão mais facilidade para acessar as instalações das ruas contempladas pelo programa Avançar Cidades, em Paverama. A Rua Célio Klein, nas proximidades do Centro de Referência em Assistência Social é a primeira a receber piso tátil.

Esse tipo de piso (de alerta e direcional) tem a função de orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.

As obras do Avançar Cidades estão ocorrendo no momento nas ruas Henrique Klein, Rua da Secretaria de Obras e a canalização da Rua Irmã Melita Recziegel, ambas no Centro, onde nos locais serãos feita pavimentações asfálticas e as calçadas também receberão piso tátil.

Todas as 13 ruas que serão pavimentadas seja com pavimento asfáltico ou paviess receberão melhorias na acessibilidade das calçadas. O Programa Avançar Cidades irá contemplar além das 13 ruas também uma ponte na Rua 5 de Março, com investimento de R$ 5 Milhões.

O que é um piso tátil:

 É o piso diferenciado com textura e cor sempre em destaque com o piso que estiver ao redor. Deve ser perceptível por pessoas com deficiência visual e baixa visão. Esse tipo de piso tátil tem a função de orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.
Pode parecer abstrato para as pessoas que enxergam, mas para o deficiente visual e a pessoa com baixa visão ele é fundamental para dar autonomia e segurança no dia a dia. Existem dois tipos de piso tátil: piso tátil de alerta e piso tátil direcional.

– Piso tátil de alerta: é conhecido popularmente como “piso de bolinha” e sua função, como o próprio nome diz, é alertar. Por isso é instalado no início e no término de escadas e rampas, em frente à porta de elevadores, em rampas de acesso às calçadas ou mesmo para alertar quanto a um obstáculo que o deficiente visual não consiga rastrear com a bengala. A cor contrastante serve para auxiliar a pessoa que tem baixa visão.

– Piso tátil direcional: serve para direcionar e orientar o trajeto em locais amplos. Exemplo: onde não tem ponto de referência que seja detectado com a bengala, o piso tátil direcional serve para indicar a direção a ser percorrida.

Detalhe: esses dois tipos de piso se enquadram na Norma de Acessibilidade NBR 9050/2004.

Fonte: Texto sobre a NBR 9050/2004 na internet.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Paverama

Data de publicação: 20/08/2019

Créditos: Jêison Lauri da Rosa

Créditos das Fotos: Jêison Lauri da Rosa

Compartilhe!