Aplicação tem foco nas turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Estudantes da rede municipal participam de avaliação do Saeb

Aplicação tem foco nas turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Nesta segunda-feira, dia 4, iniciou em Paverama a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, nas escolas da rede municipal de ensino. As provas são direcionadas às turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

A semana iniciou com provas na Escola Municipal Professora Gonçalina Pinto Vilanova, no Bairro Cidade Baixa. A Escolas Municipalisde Ensino Fundamental Reinaldo Markus, da Fazenda São José e Prudêncio Franklin dos Reis, do Bairro Morro Bonito serão os próximos educandários a receber as avaliações.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, SMEC, através dos gestores, coordenadores pedagógicos e professores está envolvida para receber a avaliação externa.

Saeb - é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fonte: AI Paverama

Data de publicação: 06/11/2019