A Prefeitura Municipal de Paverama vem por meio desta Nota manifestar seu posicionamento e esclarecer aos cidadãos do Município que:

(28 de março de 2020)

1. a) o comércio e os prestadores de serviços têm suas atividades suspensas de acordo com o Decreto Municipal 1000/2020, no entanto, NÃO estão impedidas de realizar tele-entregas e televendas, desde que observadas as exigências e cumprimento das medidas de higiene necessárias ao controle da propagação do coronavírus;
  2. b) as indústrias poderão, de acordo com o novo Decreto Estadual 55.149 de 26 de março de 2020 e alteração do Decreto Municipal 1000/2020, funcionar desde que adotem sistemas de escalas, de revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores, adotem as providências necessárias ao cumprimento das diretrizes sanitárias de distanciamento interpessoal de, no mínimo, dois metros, observadas as demais recomendações técnicas determinadas pelo Ministério da Saúde ou pela Secretaria da Saúde
  3. c) todos os estabelecimentos, seja indústria, comércio e prestação de serviços, devem orientar seus empregados de modo a reforçar a importância e a necessidade:
1) da adoção de cuidados pessoais, sobretudo da lavagem das mãos, da utilização de produtos assépticos durante o trabalho, como álcool em gel setenta por cento, e da observância da etiqueta respiratória;
2) da manutenção da limpeza dos instrumentos de trabalho.
O Município manifesta a sua preocupação com os reflexos econômicos das paralisações das atividades, mas não pode jamais deixar de buscar primeiro a saúde e a vida de sua população, razão pela qual as medidas de isolamento e fechamento foram decretadas, em consonância com todos os demais Municípios do nosso Estado, até mesmo por que deve obediência aos decretos estaduais emitidos.
Na medida em que houver a flexibilização das medidas de contenção, não hesitaremos em adotar estas mesmas medidas, mas sempre enfatizando a necessidade de que todos cidadãos devem se conscientizar da importância de adotar medidas de higiene, bem como, evitar aglomerações, condições que podem efetivamente evitar que hajam infecções pelo coronavírus em nossa cidade, especialmente por nossos idosos, que representam nosso maior grupo de risco.
Vanderlei Markus

Data de publicação: 28/03/2020