O Prefeito Fabiano Merence Brandão, esteve acompanhado do Secretário de Administração, Mauro Filipe de Oliveira, e da Advogada Taila Pedroso, em uma reunião com Prefeitos do Vale do Taquari na manhã deste sábado (20).

De acordo com ele, a reunião serviu para entender a ideia do Governo do Estado, em relação a implementação da bandeira preta ao Vale do Taquari, "Nós, em 2020, acompanhamos as informações pela mídia, sobre a situação de bandeiras. Agora, precisávamos entender o que mudaria para o município", explicou.

De acordo com o Prefeito, na reunião ficou decidido que a Amvat vai enviar um ofício ao Governo do Estado, pedindo que continue valendo a Cogestão (Com ela, cada municipio tem a liberdade de controlar o que permanece e o que não permanece aberto e trabalhando).

Fabiano explicou, que não concorda com medidas extremas sem dar voz aos municípios, "Cada Prefeito deve ter autonomia para decidir o que é melhor para cidade. Deveremos ter autonomia pra dizer de que forma isso será feito. É isso que viemos propor na reunião de hoje".

A resposta por parte do Governador Eduardo Leite quanto ao pedido de Cogestão deve ocorrer na segunda-feira.

NOTA OFICIAL

Diante do anúncio do mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado por parte do Governo do Estado, nesta sexta-feira (19.02), que atribui ao Vale do Taquari (R29 e R30) Bandeira Preta, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) se reuniu de forma virtual na manhã deste sábado (20.02) para definir o posicionamento da entidade.

A vídeo-conferência também contou com a participação do presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT) e do diretor do Hospital Bruno Born, de Lajeado.

É consenso entre os participantes a importância do cuidado com a vida das pessoas, mas também é entendimento de todos de que a situação delicada da pandemia em nível regional não está atrelada à atuação dos setores econômicos nem das escolas. Acreditamos que a responsabilidade pela prevenção é individual e depende, principalmente, de comportamentos mais responsáveis pensando no bem coletivo, sobretudo adotando o distanciamento social, o uso de máscaras e de álcool gel.

Diante disso, de forma conjunta, a Amvat tomou as seguintes decisões:

1. A região, por meio da Amvat, apresentará recurso ao Governo do Estado buscando o retorno à bandeira vermelha;

2. Ao mesmo tempo, trabalhará na elaboração de um novo modelo de Cogestão para que, no caso de manutenção da bandeira preta, a região possa adotar critérios da bandeira vermelha para alguns setores, como Administração Pública, Alojamento e Alimentação, Comércio e Serviços;

3. A Amvat também solicitará aos governos Estadual e Federal maior agilidade na liberação de vacinas contra a Covid-19 e junto aos órgãos de segurança do Estado, maior apoio na fiscalização quanto ao cumprimento das medidas para evitar a disseminação do vírus.

Os prefeitos reconhecem a gravidade da situação e o momento exige união e o cumprimento das determinações estabelecidas nos protocolos sanitários para evitar a disseminação ainda maior do coronavírus e o consequente colapso no sistema de saúde.

Por este motivo, solicitam a colaboração da sociedade como um todo no sentido de seguir adotando os hábitos de higiene, uso de máscara e evitar aglomerações.

Vale do Taquari, 20 de fevereiro de 2021.

Paulo Cezar Kohlrausch
Presidente da AMVAT