Alunos, professores e pais, terão novo desafio neste início de 2021

O planejamento inicial não era este, mas, dadas as circunstâncias em que estamos vivendo, o ensino remoto acabou sendo a forma adotada pela Secretara Municipal de Educação de Paverama, para o retorno das aulas em 2021.

Nesta terça-feira (9), a secretaria emitiu uma nota, que foi repassado nos grupos de WhatsApp em que pais e alunos estão, explicando o modelo de retorno.

De acordo com o prefeito, Fabiano Merence Brandão, a atual situação fez com que um novo planejamento fosse feito, “Sempre falei que a ideia era retornar o quanto antes de maneira integral, tanto em escolas como em creches. O primeiro planejamento, era que na segunda-feira (8), este retorno se daria no formato híbrido (1 semana uma turma de alunos vai para a escola, e na outra, faz as atividades em casa), e até abril, a ideia era pelo retorno integral das creches. Com a bandeira preta, todas as estratégias tiveram que ser alteradas. Hoje, poderemos ter alteração a cada semana. ”

O Secretário Municipal de Educação, Flávio Nirceu Jung, seguiu a mesma linha de raciocínio, “Planejar era preciso, e isso fizemos desde o dia 4 de janeiro, mas, a execução, infelizmente, neste primeiro momento, ficou diferente do que imaginávamos. Continuaremos trabalhando para que consigamos retornar de forma presencial o quanto antes. ”

Confira a NOTA OFICIAL as Secretaria de Educação:

ENTENDA O FUNCIONAMENTO DAS AULAS NA REDE MUNICIPAL EM 2021

• Início das aulas no município de Paverama:
O início do ano letivo de 2021 se deu a partir de 08 de março, de forma remota (ensino a distância).

• O que é a modalidade de ensino remoto?
Na modalidade de ensino remoto o aluno realiza suas atividades em casa e recebe auxílio do professor pelo WhatsApp ou Google Mett.

• Como funciona a modalidade de ensino remoto?
As atividades são enviadas aos alunos, por meio de grupos de WhatsApp. Deste modo, o aluno acessa estes conteúdos e realiza as atividades e as reenvia aos professores (de forma virtual ou presencial).

Obs: A ferramenta do Google Mett permite a interação em tempo real entre professor e aluno. Assim, para aqueles alunos que têm possibilidade de acessar a internet, o professor pode pré-estabelecer horários para interação em tempo real com os alunos.

• Organização das escolas a partir do dia 10 de março de 2021 para melhorar o acesso das famílias ao sistema de ensino:
Para as famílias que não têm acesso à internet, nem tanto possuem dispositivos para acessar o material, as escolas disponibilizarão material impresso, sendo que a família deverá retirar e devolver esses materiais na escola, respeitando o agendamento prévio com o professor;

Cada escola disponibilizará às famílias o seu cronograma com os horários de funcionamento;

Cada direção pré-estabelecerá uma sistemática de rodízio para que os professores, os quais não apresentem restrições para o trabalho presencial, possam estar alguns horários na escola para entregar e receber materiais dos alunos.

Data de publicação: 10/03/2021

Créditos: Roger Cristiano Bauer