A Secretaria Municipal da Saúde de Paverama, organizou na última quarta-feira (13), uma caminhada alusiva ao Outubro Rosa. A caminhada encerrou-se no Parque 13 de Abril, onde a Paveramense Andréia Ramos emocionou todos contanto sua luta contra o Câncer

Outubro é o mês de reforçar a luta contra o câncer de mama, com o movimento conhecido como Outubro Rosa. Para sensibilizar a população para a luta contra os cânceres de mama e do colo do útero, equipes de saúde de Paverama têm mobilizado mulheres e até homens, destacando a importância da prevenção.

O trabalho é realizado em parceria com as Agentes Comunitárias de Saúde. Na última quarta-feira, 13, foi realizada uma caminhada, que contou com a participação da população e das equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Paverama. Em seguida, no pavilhão coberto do Parque 13 de Abril, as enfermeiras Cláudia e Franciéle conversaram com as mulheres sobre os cânceres de mama e do colo do útero.

Após a conversa com as enfermeiras, a paveramense Andreia Ramos relatou a sua história na luta contra o Câncer. Ao final, todas as mulheres que se faziam presentes, e que também já enfrentaram algum tipo de câncer, receberam das mãos da Coordenadora do Posto de Saúde, Cassandra Follmer e do Secretário de Saúde, Mauro Oliveira, uma lembrança da Secretaria Municipal da Saúde de Paverama.

OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula a luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas à doença. O símbolo da campanha é um laço rosa.

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para prevenir a doença, é importante fazer o autoexame mensal das mamas, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer mamografia.

VACINAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE CARTEIRA DE VACINAÇÃO

A Secretaria Municipal da Saúde de Paverama, esteve no sábado, dia 2 de outubro, no bairro Fazenda São José, realizando a Campanha Nacional de Multivacinação e junto com ela, realizou coleta de pré-câncer. O mesmo foi realizado neste sábado, dia 16, no Posto de Saúde do centro de Paverama.

Neste sábado (16), houve também, a vacinação das 1ª e 2ª doses da vacina contra o COVID-19, no centro e no bairro Fazenda São José.

No centro, foram vacinadas 265 pessoas com a 2ª dose da vacina, enquanto na Fazenda São José, 40 pessoas receberam a 1ª dose do imunizante.

Data de publicação: 18/10/2021

Créditos: Roger Bauer