No último sábado (16), aconteceu no Posto de Saúde de Paverama, a vacinação da 2ª dose da vacina contra o covid-19 em 265 pessoas. Mas o número, apesar de ser bom, é preocupante.

No último sábado (16), aconteceu no Posto de Saúde de Paverama, a vacinação da 2ª dose da vacina contra o covid-19 em 265 pessoas. Mas o número, apesar de ser bom, é preocupante.

De acordo com o Secretário de Saúde de Paverama, Mauro Filipe de Oliveira, muita gente não está levando a sério a data da 2ª dose da vacina, o que pode acarretar em perda de vacinas “É de extrema importância que as pessoas compareçam no dia marcado para a 2ª dose da vacina, conforme carteirinha ou antecipação por contato telefônico”, explicou Mauro.

De acordo com ele, no próximo sábado (23), todas as pessoas que se encontram com a 2ª dose da vacina contra o covid-19 em atraso (não importando o laboratório da vacina), deverão obrigatoriamente comparecer no Posto de Saúde, correndo o risco daquelas doses que não forem aplicadas, retornarem para a 16ª Coordenadoria da Saúde, “Sei que é complicado, mas o que estamos fazendo agora é uma convocação para aqueles que estão em atraso com a 2ª dose da vacina. Todos que por ventura estiverem sentindo algum sintoma gripal, devem ligar para o Posto de Saúde no 3761 1113 e falar com o pessoal da sala de vacinação, que eles irão orientar se a pessoa pode, ou não, fazer a vacina. Lembramos que aqueles que não comparecerem no sábado, a dose reservada para aquela pessoa poderá ser devolvida ao Estado”.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra que o frasco da vacina contra o COVID-19 é multidose, ou seja, contém mais de uma dose de vacina, além de poder ser usada em no máximo seis horas após ser aberto. Quando alguém que está agendado falta, a Unidade de Saúde precisa suprir essa falta, para que a dose não seja perdida, por isso a importância da comunicação antecipada, caso a pessoa não possa comparecer na data agendada. “Não perdemos nenhuma dose até o momento, graças a eficiência e empenho da equipe de vacinação, mas conforme a vacinação vai chegando em sua reta final, esta cobertura das faltas vai se tornando mais difícil.”, destacou Cassandra Follmer, Coordenadora do Posto de Saúde.

Neste sábado (23), a vacinação da 2ª dose da vacina ocorre para todas as pessoas que estão com a sua imunização atrasada. O horário será das 8 h às 11h30. Qualquer dúvida pode ser tirada no 3761 1113.

Data de publicação: 19/10/2021

Créditos: Roger Bauer

Créditos das Fotos: Roger Bauer

Compartilhe!