A Secretaria Municipal da Saúde de Paverama confirmou na tarde desta sexta-feira (05), que no mês de novembro, aumentará o número de liberações para o exame de PSA, exame que pode rastrear o diagnóstico de câncer de próstata

A Secretaria Municipal da Saúde de Paverama confirmou na tarde desta sexta-feira (05), que no mês de novembro, mês conhecido tradicionalmente por ser de conscientização a prevenção ao Câncer de Próstata, aumentará o número de liberações para o exame de PSA.

O exame de PSA tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também, é um marcador comum para outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral.

PSA, na sigla inglesa: Prostate Specific Antigen (Antígeno Prostático Específico), é uma substância produzida pela célula prostática, eliminado para a luz da glândula e que tem a função de liquefazer o sêmen após a ejaculação.

O exame gratuito será realizado no laboratório TEUTOLAB, localizado defronte ao Posto de Saúde do centro, e é muito simples. O resultado do PSA, poderá servir de rastreamento para diagnóstico positivo, ou não, de câncer.

O Secretário de Saúde, Mauro Filipe de Oliveira explica que o exame ocorre todos os meses, e que neste mês de novembro, a Secretaria aumentará o número de liberações de requisições “Pensando no mês de prevenção, iremos aumentar consideravelmente o número de liberações para o exame PSA. O exame é simples e poderá ser feito por todos os homens acima de 50 anos de idade”, finalizou Mauro.

Data de publicação: 05/11/2021

Créditos: Roger Cristiano Bauer