Com grande amizade com o Paveramense Elisandro Santos, o médico se disponibilizou a vir até Paverama, para falar sobre cuidados com o corpo e mente. Na palestra, o médico Venâncio-Airense abordou diversos temas

Na última segunda-feira (29), uma palestra aberta ao público com o Dr. Airton Artus, encerrou a campanha de prevenção ao Câncer de Próstata, intitulada nacionalmente, como Novembro Azul. A palestra foi realizada no Auditório da Prefeitura de Paverama.

Com grande amizade com o Paveramense Elisandro Santos, o médico se disponibilizou a vir até Paverama, para falar sobre cuidados com o corpo e mente. Na palestra, o médico Venâncio-Airense abordou diversos temas, mas o foco principal, foi o câncer de próstata e os seus estágios.

O Secretário de Saúde de Paverama, Mauro Filipe Oliveira, explicou a importância de eventos como este, “Poder reunir a população e explicar quando e onde é necessário procurar ajuda, é de extrema importância para termos uma sociedade preparada para enfrentar as doenças do dia-dia”.

A Coordenadora do Posto de Saúde de Paverama, Cassandra Follmer, destacou a campanha de prevenção realizada no município, “O novembro azul é um mês de prevenção. Nós, no Posto de Saúde, sempre buscamos, em parceria com as Agentes de Saúde, explicar e direcionar todos os homens com mais de 40 anos, para que não se sintam constrangidos, e busquem por atendimento médico, e não deixem de realizar os exames necessários, sempre que orientados pelos médicos”.

Na palestra, o Dr. Airton Artus explicou também a relação da hipertensão, com o desenvolvimento de câncer: "Há uma relação conhecida entre a quimioterapia e a radioterapia utilizadas no tratamento do paciente com câncer e o desenvolvimento ou agravamento da hipertensão arterial. Assim como nos pacientes sem o diagnóstico de câncer, a hipertensão está associada a eventos agudos, como insuficiência cardíaca, acidente vascular encefálico, crises hipertensivas, síndromes coronarianas agudas e insuficiência renal. Entretanto, com a maior sobrevida dos pacientes oncológicos, a hipertensão vem sendo diagnosticada em um número cada vez maior desses pacientes”, explicou Airton.

Data de publicação: 04/12/2021

Créditos: Roger Bauer

Compartilhe!