Em menos de 10 dias, os consumidores ficaram mais de 48 horas sem o fornecimento de energia elétrica. A última falta de energia ocorreu no domingo (02) e interrompeu o fornecimento no Canto dos Becker (Cidade Baixa), e em Morro Azul

A Administração Municipal de Paverama teve que novamente se movimentar para que a energia elétrica fosse restabelecida em alguns pontos da cidade, e apesar do bom relacionamento com o Consultor de Negócios da empresa, André Luis da Silva , o prefeito de Paverama fez duras críticas a empresa, “Sabemos de toda a situação do temporal que ocorreu aqui no Vale do Taquari, mais precisamente em Bom Retiro do Sul, mas é inadmissível o consumidor ficar mais do que 8 horas sem energia elétrica, imagina 26 horas como foi o caso de moradores do “Canto dos Becker” e de Morro Azul”, disse indignado.

De acordo com ele, movimentações e articulações dentro do Estado já estão sendo feitas, e espera-se que em breve, uma audiência com os responsáveis gerais da RGE seja marcada, “Eu gostaria mesmo era que eles viessem para Paverama, e nós realizássemos uma assembleia geral, para que todos os moradores que se sentem lesados, trouxessem tudo aquilo que ocorre em nossa cidade. Caso isso não ocorra, quero entregar em mãos um levantamento de tudo aquilo que imaginamos que deve ser feito na rede Paveramense”, explicou.

Segundo o mandatário, a relação com a empresa é boa, mas ao mesmo tempo, há pedidos de melhorias que ainda não foram sanados, “Agradecemos a tudo que foi feito até o momento de melhorias na cidade pela empresa, mas também não vou cruzar os braços e ver produtores perderem o lucro de uma semana de trabalho, por precisarem ligar um gerador por mais de 24 horas, isso não pode acontecer”.

A situação referida pelo prefeito ocorreu no último domingo (02). Tanto no Canto dos Becker (Cidade Baixa), como em Morro Azul, o corte de energia ocorreu por volta das 13h de domingo (02), e só retornou próximo das 17h de segunda-feira (03).

Em Morro Azul, um poste chegou a pegar fogo. Moradores chegaram a tentar contato com o Corpo de Bombeiros de Teutônia, mas o sinal da telefonia acabou não funcionando, e após a chegada da chuva, o fogo se apagou. Na segunda-feira (03), duas equipes se deslocaram ao local e se não fosse a insistência de moradores, a religação não seria executada, “Eles queriam ir embora e nos deixar assim. Alegaram que não haviam conseguido fazer os buracos para o poste, disseram que haviam pegado uma laje. Nós tivemos que ser grossos e dizer que se não ligassem a luz hoje, eles não sairiam dali. Na semana passada já ficamos mais de 24 horas sem luz por postes que simplesmente cairam de velhos”, explicou um morador que não quis ser identificado.

Moradores do Canto dos Becker reclamam da situação vivida há mais tempo. De acordo com eles, a empresa não realiza roçada em baixo da fiação e a rede elétrica passa dentro de propriedades rurais. Outro fato que ocorre no local, é que sempre que há ventos, árvores encostam nos fios e caem os chamados “facões” no transformador colocado no poste próximo a Bilhar Motos, “Toda a rua está sem energia de novo. Perdemos carnes que estavam no congelador, não há como picar pasto para o gado e eles ficam dando previsão de concerto que nunca conseguem cumprir. Isso precisa terminar, parece que estamos clamando por um serviço de graça, e não é!”, disse a moradora Gládis Vargas. Ela ainda complementou dizendo que não há outra chance de solução a não ser entrar em contato com o Ministério Público.

A Administração Municipal orienta que sempre que houverem perdas de leite, carnes ou qualquer mantimentos, que seja tudo registrado em fotos, vídeos e que sempre se tenha o protocolo do pedido de falta de energia em mãos para eventual processo na justiça, “Toda vez que a energia for embora, é importante logo se fazer a notificação para o número que está na conta de energia. Não adianta apenas uma família fazer, precisamos que todas que estão com falta de energia façam, pois só assim, a empresa poderá ser notificada pelo atraso na solução de certos problemas”, finalizou Fabiano.

Data de publicação: 05/01/2022

Créditos: Roger Bauer