A RGE esteve representada pelo Gerente de Serviços de Campo, Alexsandro Moraes, pelo Coordenador de Obras e Manutenção, Jorge Leandro Pereira, pela Consultora de Negócios, Juliana Damian e pelo Analista de Assuntos Corporativos, Roberto Orestes Torres.
A RGE esteve representada pelo Gerente de Serviços de Campo, Alexsandro Moraes, pelo Coordenador de Obras e Manutenção, Jorge Leandro Pereira, pela Consultora de Negócios, Juliana Damian e pelo Analista de Assuntos Corporativos, Roberto Orestes Torres.
Além do prefeito, participaram da reunião o Vice-prefeito João Edson de Morais, a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Michele Vargas e a Secretária de Administração, Taila Monique Pedroso.
A reunião foi marcada, após os problemas ocasionados na terça-feira, dia 03 de maio, data que o município permaneceu desde 11h da manhã, até às 8h45 de quarta-feira (04), sem o fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária.
Os representantes fizeram questão de vir ao município, para que uma explicação fosse dada à Administração, dada a devida repercussão dos fatos.
Os representantes explicaram que o motivo da demora, foi justamente ocasional, “Explicar isso para vocês, pode beirar o absurdo, mas precisamos fazer. Paverama tem 2 alimentadores. Um que vem pelo bairro Cidade Baixa e tem a sua fonte em Estrela, e outro que vem pela localidade de Morro Azul, que chega ao município pela cidade vizinha de Brochier. O que ocorreu na terça, foi que um acidente ocorrido na Cidade Baixa, fez com que precisássemos acionar o segundo alimentador, vindo da cidade de Brochier, e que alimentaria o município via Morro Azul. O que ocorreu, é que isso funcionou por algumas horas, até que uma árvore caiu sobre os fios, e desligou completamente os alimentadores da localidade. Com isso, não havia alternativa, a não ser tentar o conserto o mais rápido possível. Como a situação de Morro Azul era mais complexa, decidiu-se resolver o problema na Cidade Baixa primeiro, e por isso, em Morro Azul, a luz acabou voltando somente ás 18h”, detalhou minuciosamente o Gerente de Serviços de Campo, Alexsandro Moraes.
A reunião serviu para a apresentação de um plano que já vem sendo colocado em prática, anunciado pela empresa em março deste ano. Com o estudo de campo sendo feito em parceria da Administração Municipal de Paverama com a empresa, foram confirmadas a substituição de 186 postes de madeira até o final de junho, e a manutenção na rede elétrica que atende a localidade de Morro Azul. Em um segundo momento, haverá um trabalho que será executado pela empresa, nas localidades de Linha Brasil, Canto dos Becker e Morro dos Belos, outras regiões que também sofrem com as constantes faltas de energia. Essas obras foram mapeadas como prioritárias pela própria prefeitura e estão tendo andamento por parte da distribuidora.
O prefeito de Paverama fez diversos questionamentos aos responsáveis, e explicou que há um processo circulando no Ministério Público, e justamente na semana passada a prefeitura recebeu um e-mail perguntando sobre o andamento das melhorias, “Não há porque negar a vocês, que nós somos a voz da população, e mesmo que por vezes, recebemos críticas nas redes sociais, no nosso consciente sabemos que estamos fazendo o necessário para que os serviços sejam realizados. O processo movido via Ministério Público, está transcorrendo, e tão logo as obras prometidas forem saindo do papel, informaremos que vocês estão cumprindo com o que está sendo acordado”, destacou Fabiano.
A reunião serviu para o esclarecimento de diversas dúvidas dos poderes executivo e legislativo.
O QUE FAZER QUANDO FALTA LUZ
A Consultora de Negócios, Juliana Damian, elo direto de informações com o município de Paverama, tanto para o prefeito, secretários ou assessoria de comunicação da prefeitura, explicou que o que não está havendo, é os clientes abrirem chamados no momento que ocorre a falta de energia elétrica, “Entendemos a real importância de vocês como representantes públicos serem chamados pelo povo quando ocorre a falta de energia, mas é de extrema importância que as pessoas lesadas, enviem um SMS para o número 27350 com o seu código de cliente, ou uma mensagem via WhatsApp para 51 9 9955 0002, assim que ocorrer o problema. Tudo que é feito, é via central, e o programa gera um algoritmo, que no mesmo momento informa o protocolo e o provável tempo de espera. Não é um ser humano que faz isso, e sim um programa. Basta entender o seguinte, todos os clientes são importantes para a empresa, mas para o sistema, um problema que está afetando 10 mil pessoas, não é igual um problema que afeta 2 mil. Há ordens de remessa e sempre uma equipe é designada para identificar o que está ocorrendo”, explicou Juliana.
A responsável, complementou explicando que sempre uma primeira equipe com um veículo da empresa é enviada ao local de onde partiram os pedidos. Eles verificam a situação, e informam a central se é necessário o deslocamento de outra equipe, ou se eles mesmos conseguem resolver o problema, “Somos questionados que por vezes, uma equipe vem, olha, e vai embora. Não é o que ocorre. Eles identificam o real problema, e após isso informam a central do que é necessário para resolve-lo”, finalizou.
Na tarde desta sexta-feira (13), o prefeito Fabiano Merence Brandão, estará participando do Programa Paverama em Destaque, da Rádio Paverama FM, e trará detalhes sobre o planejamento da RGE para o município.
Data de publicação: 13/05/2022
Créditos: Roger Cristiano Bauer
Créditos das Fotos: Roger Cristiano Bauer