Alunos do 1º ao 5º ano da EMEF Prudêncio Franklin dos Reis receberam a visita das agentes de endemias

         Durante todo o dia de quinta-feira (13/07) os alunos de 1º ao 5º ano da EMEF Prudêncio Franklin dos Reis receberam a visita das agentes de endemias Camila da Silva Quadros e Neusa Borscheidt onde passaram informações aos alunos sobre o mosquito da dengue (Aedes Aegypti), sobre seus sintomas e formas de combate. De uma forma prática, simples e bem objetiva as agentes interagiram com as crianças, mostrando o ciclo de vida, desde a incubação até a fase adulta. As crianças fizeram várias perguntas, entre dúvidas, depoimentos e situações presenciadas pelas mesmas em suas casas.

         A dengue é uma doença causada por um vírus, o qual é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas incluem febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas. Manifestações hemorrágicas, quando ocorrem, podem indicar um caso mais grave da infecção. Uma peculiaridade deste ano foi o aumento de casos nos estados do Sul. Em 2019, época do último surto, a Região Sul teve 33 mortes, e só no primeiro semestre de 2022 foram 109.

A dengue não apresenta tratamento específico, sendo utilizados medicamentos que visam apenas ao alívio dos sintomas. Em casos graves, a internação pode ser necessária para evitar complicações. Por não possuir tratamento, a melhor opção é investir em prevenção, evitando, por exemplo, a proliferação do mosquito, sendo esse o trabalho apresentado pelas agentes de endemias nas escolas.

Algumas maneiras de combatermos o mosquito da dengue é manter a caixa d’água sempre fechada, colocar areia na borda dos pratinhos das plantas para evitar o acúmulo de água, trocar água das plantas aquáticas uma vez por semana, não descartar lixo de maneira inadequada, não deixar entulhos espalhados no quintal, limpar bem as calhas, manter a piscina sempre limpa, limpar bem, pelo menos duas vezes por semana, os recipientes que são usados para colocar água para animais, tampar ralos pouco utilizados, não deixar objetos que possam acumular água da chuva.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 15/07/2022

Créditos: Assessoria de Comunicação

Créditos das Fotos: Assessoria de Comunicação

Compartilhe!