Neste ano, a cidade de Canguçu sediou a 73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul. A solenidade ocorreu nos dias 12 e 13 de agosto e marcou a abertura dos Festejos Farroupilhas no Estado.

Motivados pela paixão e orgulho em cultivar as tradições gaúchas, pela 10ª vez uma comitiva de cavalarianos do CTG Estância do Siqueira de Paverama empunhou a bandeira da entidade na solenidade de Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul. O fogo é símbolo da coragem, a união dos povos e o sentimento telúrico do gaúcho pelas suas tradições.

Neste ano, o grupo formado pelos tradicionalistas José Maurício de Aguiar Reckziegel, Maico Sippel, Rui da Silva, Bernardo Schnoremberger, Guilherme Schaurich, e Paulo Adilson da Rosa, percorreu 637 km, para prestigiar a solenidade que ocorreu nos dias 12 e 13 de agosto, no município de Canguçu. O ato marcou a abertura dos Festejos Farroupilhas no Estado. A entidade paveramense integra 24ª Região Tradicionalista.

Na sexta-feira, dia 12 de agosto, além da geração da Chama Crioula, ocorreu o espetáculo “Liberdade, pelas asas do Gavião”, que retratou a história do canguçuense, Joaquim Teixeira Nunes, o coronel Gavião, líder dos Lanceiros Negros Farrapos.  Já no sábado, dia 13, ocorreu a distribuição da centelha para cada agrupamento regional, ou de fora do Estado, em uma cerimônia preparada especialmente para o momento

Estância do Siqueira presente na solenidade

Conforme o relato do patrão José Maurício de Aguiar Reckziegel, a comitiva foi recepcionada e auxiliada já na quinta-feira, 11, na sede campeira do CTG Sinuelo de Canguçu, pelo padrinho e lanceiro da 24º RT Vanderlei.

No ato de distribuição do símbolo do tradicionalismo gaúcho, estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o governador Ranolfo Vieira Júnior, acompanhado da primeira-dama do Estado, Sônia Vieira, prefeito de Canguçu e a Coordenadora da 24ª RT Luce Carmen Mayer, a qual repassou a fagulha da chama, para a comitiva de cavalarianos paveramense.

Agradecimento:

Em nome da entidade, o patrão José Maurício de Aguiar Reckziegel, agradece a todos os integrantes da comitiva que não medem esforços, para manter sempre acessa a chama do tradicionalismo.

Data de publicação: 15/08/2022