Dia de aprendizado com os instrutores

Alunos e professores das EMEIs e EMEFs do município, além de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Paverama participaram de oficinas na quinta-feira, 15 de setembro, sobre tradicionalismo gaúcho com os instrutores do CTG Querência do Tio Pedro Joni Bilhar e do CTG Estância do Siqueira José Jantsch Neto, dentro das atividades do 1º Acampamento Farroupilha de Paverama.

Foram mais de 400 crianças que passaram pelo acampamento e aprenderam sobre danças e ritmos, a história do Chimarrão, o significado das cores dos lenços dos peões, dentre outros aprendizados. Alunos dançaram danças tradicionais gaúchas, tais como a Dança do Pezinho, que surgiu inicialmente na Ilha de Açores, Portugal e disseminado em nosso Estado, Dança do Maçanico do Banhado, que surgiu no Estado de Santa Catarina, surgindo em nosso Estado pela região nordeste e litoral do Rio Grande do Sul. A palavra maçanico é um apelido de maçarico, ave de lagoas, a Dança da Chula, além de ritmos tradicionais, como a vaneira e o bugio.

Neste sábado, dentro das festividades do 1º Acampamento Farroupilha acontecerá um grande fandango no CTG Estância do Siqueira, com animação do Luz de Candieiro, a partir das 22 horas. Promoção Prefeitura Municipal de Paverama e Câmara de Vereadores de Paverama, com apoio do Acampamento dos Gordos, Sicredi Ouro Branco e Teutonet.

Data de publicação: 16/09/2022

Créditos: Assessoria de Comunicação