A vacinação acontece até dia 22 de Outubro, conforme resolução da Secretaria Estadual de Saúde do RS

Por motivo da baixa cobertura vacinal no Estado do Rio Grande do Sul, a campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até o dia 22 de outubro. A meta é vacinar 95% do público alvo, mas no RS esta média está em 60,48%. A vacinação já havia sido prorrogada até 30 de setembro, mas a baixa procura dos pais em vacinar seus filhos fez com que a Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul prorrogasse até dia 22 de outubro.

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Essa condição pode ser encontrada tanto em adultos quanto em crianças, sendo particularmente comum em pessoas ainda na infância.

No Brasil, não existem mais casos de poliomielite desde 1990, graças à obrigatoriedade da vacinação. No entanto, a doença ainda não foi totalmente erradicada em todo o mundo e, por isso, é importante realizar a vacina contra a poliomielite, de forma a evitar que a doença siga atingindo pessoas.

 

Nem sempre uma pessoa infectada pelo vírus da poliomielite vai desenvolver a versão paralítica da doença, que resulta na paralisia parcial ou total. Entre os sintomas mais comuns de poliomielite, podemos destacar:

– febre;

– dor de cabeça, na garganta e no corpo;

– mal-estar generalizado;

– náuseas e vômitos;

– rigidez na nuca;

– diarreia ou prisão de ventre;

– fraqueza;

– meningite.

 

Já os sintomas da poliomielite paralítica, que acontece nos casos mais graves, são:

– dores musculares;

– fraqueza muscular aumentada e progressiva;

– diminuição da velocidade dos reflexos do corpo;

– sensibilidade a estímulos que continua inalterada;

– intolerância ao frio;

– dificuldade para engolir e respirar;

– membros de um lado do corpo que ficam mais afetados do que o outro, causando uma certa assimetria.

 

Se a poliomielite paralítica afeta, por exemplo, os músculos que controlam a respiração, o paciente pode sofrer um elevado risco de vida. A poliomielite ainda pode infectar uma pessoa sem que ela desenvolva a doença.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 30/09/2022

Créditos: Assessoria de Comunicação - Rede D'OR São Luiz

Créditos das Fotos: Assessoria de Comunicação

Compartilhe!