O município de Paverama está realizando o Plano Municipal de Saneamento Básico, um conjunto de ações que visam assegurar o acesso ao abastecimento d’água, tratamento de esgoto, manejo dos resíduos sólidos e águas pluviais para a área urbana e rural.

O que é?

ABASTECIMENTO DE ÁGUA: Serviços que envolvam infraestrutura, instalação, distribuição e tratamento de água para toda a comunidade, visando diminuir as perdas e garantir a qualidade da água distribuída;

DRENAGEM PLUVIAL: Serviços, infraestrutura, instalações operacionais relacionados aos sistemas de drenagem urbana e manejo de águas pluviais, transporte, detenção e retenção para o amortecimento de cheias e alagamentos;

MANEJO DE RESÍDUOS: Serviços, infraestrutura e instalações de coleta, transporte e destinação final de resíduos produzidos no município de maneira eficiente e adequada, visando a sustentabilidade ambiental;

ESGOTAMENTO SANITÁRIO: Serviços, infraestrutura, instalações operacionais de coleta, transporte e destinação final adequada para o esgotamento sanitário.

Atualmente no Brasil 47,8% da população não possui acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto (dados SNIS/2018).

O Novo Marco do Saneamento Básico consiste em:

• Concessão dos serviços de saneamento básico;
  • Universalização dos serviços;
  • Adesão a uma Agência Reguladora;
  • 99% da população com água potável;
  • 90% da população com acesso ao esgotamento sanitário até 2033.

As pessoas podem participar deixando suas opiniões nas urnas que estarão espalhadas em 3 pontos estratégicos no município (Posto de Saúde, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e Prefeitura Municipal), participando de Audiências Públicas e expondo suas necessidades. Acompanhe através das redes sociais da Prefeitura Municipal de Paverama. Sua participação é fundamental para garantir a melhoria da qualidade de vida em nosso município.

Data de publicação: 21/11/2022