Em Paverama já se contabilizam prejuízos pela escassez de chuvas, principalmente na produção leiteira e pecuária de corte.

       A estiagem novamente está castigando o Estado do Rio Grande do Sul. Nos últimos meses a chuva é esparsa e em quantidade abaixo da média para o período, causando prejuízos para a agricultura e para a pecuária. A causa provável da escassez de chuvas seria o La Niña, fenômeno este que é caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico na Linha do Equador, o fenômeno climático altera o padrão dos ventos e reduz as precipitações, provocando déficit hídrico nas principais bacias do Estado.

       O município de Paverama tem monitorado a situação da estiagem, acompanhando a situação, juntamente com a EMATER e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paverama. Em Paverama já se contabilizam prejuízos pela escassez de chuvas, principalmente na produção leiteira e pecuária de corte. O calor e a falta de chuva acabam causando a drástica diminuição das pastagens. Também a safrinha de milho e a soja tem baixa germinação e baixo desenvolvimento das plantas e, consequentemente, queda na produção final.

       O município criou a Lei 2788/2017, na qual ajuda produtores rurais com isenção de até 3 horas/máquinas, na escavação de bebedouros d’água para animais e a Administração está levando água para agricultores de regiões do município onde há falta d’água. Conforme a Administração Municipal confirmou, se a estiagem se estender por mais algumas semanas, há a possibilidade do município decretar situação de emergência.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 18/01/2023

Créditos: Assessoria de Comunicação

Créditos das Fotos: Assessoria de Comunicação

Compartilhe!