Durante esta semana a Secretaria de Saúde de Paverama realizou o 1º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) do ano de 2023.

Durante esta semana a Secretaria de Saúde de Paverama, através das Agentes de Endemias, Neusa Bourscheidt e Camila Quadros, acompanhadas das Agentes de Saúde, Maria Isabel Pacheco Koppe e Simone Cunha da Rosa, realizaram o 1º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) do ano de 2023.

Elas percorreram a área urbana do município, visitando os moradores e identificando as áreas da cidade com maior proporção de ocorrência de focos do mosquito ou criadouros predominantes.

Na ocasião, foram coletadas amostras de larvas, em 5 bairros da área urbana do município (Centro, Morro Bonito, Cidade Baixa, Posses e Fazenda São José). As mesmas serão encaminhadas para a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, onde serão encaminhadas para o LACEN, para ser identificado qual o tipo de larva de mosquito que foi encontrado. Com este trabalho de campo, as equipes vistoriaram as residências, verificando a existência de locais com água parada e também orientando as famílias.

As agentes comentaram que foram poucos os locais onde foi encontrada água parada, em função da pouca precipitação de chuvas das últimas semanas, mas mesmo assim, a situação requer atenção.

Pede-se aos moradores que limpem suas piscinas periodicamente, evitando assim o surgimento de larvas e, consequentemente, mosquitos, podendo ou não ser o Aedes Aegypti (transmissor da Dengue e outras doenças).

Denúncias de locais com água parada, ou lixo acumulado que pode ocasionar a proliferação de mosquitos, podem ser realizadas diretamente na Prefeitura de Paverama, com a abertura de um protocolo, em que a Vigilância Sanitária e as Agentes de Endemias estarão aptas a vistoriar os locais. Mais informações pelo 3761 1044.

Data de publicação: 20/01/2023

Créditos: Assessoria de Comunicação