Alfabetização pelo Método das Boquinhas na EMEF Sagrado Coração de Jesus, de Linha Brasil.

Após o curso de Alfabetização pelo Método das Boquinhas, com a fonoaudióloga Patrícia Hoffmeister, chegou a hora de colocar em prática sobre o aprendizado na EMEF Sagrado Coração de Jesus, de Linha Brasil. A professora Ana Cláudia iniciou a aplicação do Método Boquinhas, que estimula a criança a usar, lidar e pensar a língua escrita a partir da boca. Esse mecanismo a auxiliará, futuramente, a desenvolver um auto monitoramento e outras destrezas metacognitivas importantes para construir textos significativos, interpretá-los, identificar a informação mais importante, sintetizar e gerar perguntas.

Ficou comprovado que o Método Boquinhas é eficaz, reduzindo de modo significativo os índices de reprovação e analfabetismo nos anos iniciais dos alunos e está de acordo com os atuais estudos de neurociência, os quais têm pesquisado como o nosso cérebro adquire a leitura e a escrita. Esses estudos mostram que os alunos precisam ser estimulados por meio de metodologias multissensoriais, favorecendo a aprendizagem de qualquer criança, inclusive daquelas que apresentam dificuldades, promovendo assim a inclusão escolar.

Fonte: Jornal do Comércio

Data de publicação: 22/03/2023