Uma alimentação saudável tem um papel fundamental em nossa qualidade de vida, não apenas nutrindo nosso corpo, mas também exerce um impacto significativo em nossa saúde mental e bem-estar geral.

As Agentes de Saúde de Paverama, com apoio da Secretaria de Saúde, promoveram na última sexta-feira, dia 12 de maio, palestra sobre Alimentação Saudável, no Centro Cultural Evangélico de Paverama. A palestrante foi a nutricionista Vanderlea Machado, que de uma forma bem objetiva, demonstrou o quanto uma alimentação saudável tem um papel fundamental em nossa qualidade de vida, não apenas nutrindo nosso corpo, fornecendo os nutrientes necessários para o bom funcionamento de todos os sistemas, mas também exerce um impacto significativo em nossa saúde mental e bem-estar geral.
Durante a palestra sobre alimentação saudável, mostrou os princípios básicos de uma dieta equilibrada, os benefícios de fazer escolhas alimentares conscientes e como podemos adotar hábitos saudáveis em nosso dia a dia, explicando sobre os grupos alimentares e sua função no organismo, destacando a necessidade de carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. Também frisou sobre os riscos associados ao consumo excessivo de alimentos processados e ultraprocessados, alertando sobre os aditivos químicos, gorduras trans e açúcares adicionados presentes nesses produtos.
No final, Vanderlea ofereceu alternativas mais saudáveis e explicou como podemos fazer escolhas conscientes durante as compras. Destacou como a alimentação saudável pode impactar positivamente nosso estado de espírito e bem-estar emocional.
A palestra foi realizada pelas Agentes de Saúde Maria Izabel, Elivani, Eliana, Raquel, Jéssica, Ana Lucia e Marceli e faz parte das atividades atribuídas ao curso Agentes Com Saúde. A palestra foi aberta ao público e contou com a presença do Vice-Prefeito João Edson de Oliveira Morais, da vereadora Cenilda Cassol e da Coordenadora da Saúde Cassandra dos Santos Follmer, de participantes dos projetos do CRAS de Paverama (PCDs e Idosos). No final do evento o professor de Educação Física Leandro fez o público interagir através de atividades físicas.

Fonte: Assessoria de Informação

Data de publicação: 17/05/2023