Em 6 recipientes (tubitos) foram encontrados 13 larvas do Aedes aegypti

2º LIRAa de 2023 em Paverama traz índices preocupantes, indicando a presença de vetores do Aedes Aegypti no município

A Secretaria de Saúde de Paverama, juntamente das Agentes de Endemias Neusa e Camila e Agentes Comunitárias de Saúde Márcia, Eliana, Ana Lúcia e Jéssica, divulgaram o resultado das amostras de larvas de mosquito coletadas durante a realização do 2º LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti – que ocorreu entre os dias 15 e 19 de maio.

As agentes percorreram a área urbana do município, visitando os moradores e identificando as áreas da cidade com maior proporção de ocorrência de focos do mosquito ou criadouros predominantes. Foram vistoriados imóveis nos 5 bairros da zona urbana (Centro, Morro Bonito, Cidade Baixa, Posses e Fazenda São José), onde ocorreram coletas de larvas, sendo que entre as amostras coletadas e enviadas ao laboratório, foram encontradas diversas larvas, positivando para Aedes aegypti. No Centro foram encontradas 3 pupas positivo para o Aedes aegypti em um tanque de lavar roupas. A pupa seria a fase relativamente imóvel da metamorfose de numerosos tipos de insetos. Na metamorfose completa, a larva do inseto se transforma em uma pupa, que, por sua vez, se transforma no inseto adulto.

Já no Bairro Posses, foram encontradas 10 larvas positivas para o Aedes aegypti em um tambor para coleta de água da chuva. Recentemente foi apontado um caso positivo de dengue no Bairro Posses, local esse onde foram encontradas amostras positivas da presença do vetor do Aedes aegypti neste 2º LIRAa, deixando preocupados Secretaria de Saúde e moradores desta localidade. As pessoas, antes envolvidas em suas rotinas diárias, agora se unem em uma causa comum: combater a propagação do mosquito Aedes aegypti.

As Agentes de Endemias pedem que cada munícipe vistorie minuciosamente, eliminando qualquer possível criadouro do mosquito. A preocupação com o caso positivo de dengue deve se transformar em um movimento comunitário mais eficaz, capaz de mudar a realidade local: “Somente com determinação e empenho, conseguiremos com que possamos ter uma comunidade mais segura”, cita Camila de Quadros, Agente de Endemias de Paverama.

O Aedes aegypti é um mosquito transmissor de diversas doenças perigosas, como a dengue, zika e chikungunya. Para evitar a propagação dessas enfermidades, é fundamental adotar medidas de prevenção e cuidados em relação ao mosquito. Aqui estão algumas informações e dicas importantes para minimizar os riscos associados ao Aedes aegypti:

• Elimine possíveis criadouros: O mosquito Aedes aegypti se reproduz em água parada, portanto, é essencial eliminar qualquer acúmulo de água em recipientes como pneus, vasos de plantas, garrafas, latas, calhas entupidas, entre outros. Certifique-se de que não há água parada ao redor da sua casa, pois isso reduzirá significativamente a possibilidade de o mosquito se reproduzir.
  • Mantenha recipientes de água limpos: Se você tiver baldes, caixas d'água ou qualquer outro tipo de recipiente que armazene água, é importante mantê-los sempre bem tampados e limpos. Limpe esses recipientes regularmente para eliminar qualquer larva de mosquito que possa estar presente.
  • Cuide do seu jardim: O Aedes aegypti também pode se reproduzir em pratos de plantas com água parada. Certifique-se de esvaziar esses pratos regularmente ou preenchê-los com areia, impedindo que o mosquito deposite seus ovos.
  • Use repelente: O uso de repelente é uma medida eficaz para evitar picadas de mosquitos. Aplique repelente na pele exposta sempre que estiver em áreas propensas à presença do Aedes aegypti. Lembre-se de seguir as instruções do fabricante para obter a máxima proteção.
  • Roupas adequadas: Usar roupas de mangas compridas e calças compridas, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, quando os mosquitos são mais ativos, pode ajudar a reduzir as picadas.
  • Telas de proteção: Mantenha janelas e portas cobertas com telas de proteção para impedir a entrada dos mosquitos em sua casa. Verifique se as telas estão intactas e livres de rasgos, para garantir que sejam eficazes.
  • Informe-se sobre o surto de doenças: Esteja atento às informações locais e regionais sobre o surto de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Mantenha-se informado sobre áreas afetadas e recomendações específicas das autoridades de saúde, a fim de tomar as medidas adequadas para proteger-se e proteger sua comunidade.

Lembrando que a prevenção é a melhor forma de evitar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Ao adotar esses cuidados, você estará contribuindo para a redução dos riscos e protegendo sua saúde e a de sua família. Mantenha-se vigilante e compartilhe essas informações com outras pessoas, para que juntos possamos combater a propagação dessas doenças.

Para quaisquer dúvidas as pessoas podem ligar para 51 3761 1113 ou 51 3761 1284. Para denúncias, as pessoas devem preencher um protocolo diretamente na Prefeitura de Paverama.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Paverama

Data de publicação: 29/05/2023