Palestras serão realizadas nos dias 13, 14, 27 e 28 de setembro.

O mês de setembro é marcado por uma importante campanha de conscientização: o Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. Neste contexto, é fundamental abordar um tema que tem ganhado cada vez mais relevância na sociedade contemporânea: a intoxicação digital e seu impacto no comportamento de automutilação.

A intoxicação digital refere-se ao excesso de exposição e dependência das pessoas às telas, dispositivos eletrônicos e redes sociais. Vivemos em uma era em que a tecnologia está onipresente em nossas vidas, oferecendo inúmeras comodidades, mas também desafios importantes. O constante bombardeio de informações, pressão social online e a busca pela validação através das redes sociais podem criar um ambiente tóxico que afeta a saúde mental.

A automutilação, por sua vez, é um comportamento autodestrutivo que muitas vezes é uma forma de lidar com a dor emocional. Pode envolver cortes, queimaduras, arranhões ou qualquer ação deliberada que cause dano ao próprio corpo. Embora seja uma resposta profunda e complexa a diferentes formas de sofrimento, a intoxicação digital pode desempenhar um papel significativo nesse comportamento.

A conexão entre a intoxicação digital e a automutilação reside na maneira como a pressão social, a comparação constante e a falta de privacidade nas redes sociais podem contribuir para sentimentos de inadequação, solidão e desespero. As redes sociais muitas vezes mostram vidas aparentemente perfeitas, fazendo com que as pessoas se sintam casuais em relação aos outros e se isolem ainda mais. Além disso, o cyberbullying e o assédio online podem agravar o sofrimento psicológico, empurrando algumas pessoas para comportamentos autodestrutivos como uma fuga temporária de dor.

Diante desses desafios, é fundamental que uma sociedade como um todo, incluindo pais, educadores, profissionais de saúde e amigos, esteja atenta a sinais de intoxicação digital e automutilação. Isso inclui mudanças de comportamento, isolamento social, marcas inexplicáveis ​​no corpo e expressões de desespero nas redes sociais. Oferecer apoio, compreensão e encorajamento para buscar ajuda profissional é crucial.

No Setembro Amarelo, devemos lembrar que a saúde mental é uma parte fundamental de nossa existência e que todos têm um papel na prevenção do suicídio e na promoção do bem-estar emocional. Isso inclui o reconhecimento do impacto da intoxicação digital na saúde mental e a criação de um ambiente online mais saudável e abrangente. Juntos, podemos fazer a diferença, oferecendo apoio, compreensão e esperança aos que enfrentam desafios emocionais e ajudando-os a encontrar o caminho em direção à recuperação e à cura.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Paverama

Data de publicação: 12/09/2023