Atividades aconteceram entre os dias 02 e 05 de outubro, nas escolas do município.
De 02 a 05 de outubro, a Secretaria de Saúde, através da Agente de Endemias Camila Quadros, realizou atividades nas escolas do município, onde foi abordado tema sobre o mosquito Aedes aegypti. O Aedes aegypti, o pequeno mosquito que carrega consigo doenças graves como dengue, zika e chikungunya, representa uma ameaça constante para a nossa saúde, tendo em vista as intensas chuvas, que contribui para a proliferação da larva do mosquito.
As escolas desempenham um papel fundamental neste momento, pois trabalham na conscientização, com atividades relacionadas ao Aedes aegypti, permitindo que os alunos compreendam a gravidade das doenças transmitidas por esse mosquito, suas consequências para a saúde e a importância de prevenir a sua prevenção. As escolas podem ainda envolver os alunos em ações práticas, como a identificação e eliminação de possíveis criadores de mosquitos no ambiente escolar e em suas casas. Essa participação ativa fortalece a noção de responsabilidade individual e coletiva.
Camila ainda conscientizou os alunos sobre práticas que devem ser rotineiras, como o uso de repelentes, telas em janelas e a limpeza adequada de recipientes que possam acumular água. Esse tipo de atividade nas escolas cria um vínculo na luta contra o Aedes aegypti, que pode levar a uma redução nos casos de dengue, zika e chikungunya na região, contribuindo para a saúde pública, sendo fundamental que as escolas continuem a integrar essa temática em seus programas educacionais, evoluindo para um futuro mais saudável e consciente.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Paverama
Data de publicação: 20/10/2023
Créditos: Assessoria de Comunicação de Paverama
Créditos das Fotos: Assessoria de Comunicação de Paverama