Paverama atingiu a marca de 77,59% de idosos com AMPI

O envelhecimento da população está se tornando cada vez mais evidente em todo o mundo. A adoção de uma abordagem holística para avaliar a saúde e o bem-estar dos idosos é cada vez mais importante à medida que a longevidade aumenta. Neste contexto, a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (AMPI) é uma ferramenta vital para entender a complexidade das necessidades e situações únicas dessa população.

O Estado do RS pactuou meta para o ano de 2023 de 14% para o município de Paverama, e Paverama atingiu a marca de 77,59% de idosos com AMPI, onde recebeu as congratulações da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde. Esse indicador faz parte do programa rede bem cuidar o qual está vinculado ao ESF Fazenda São José. Esse percentual foi atingido por essa equipe através de um trabalho em conjunto da Unidade Básica de Saúde, das Agentes Comunitárias e da população, que abriu as suas portas para recebê-las.

A AMPI é uma técnica que coleta e analisa dados de diversas fontes, como familiares, profissionais de saúde, idosos e outros que participam do cuidado e da vida de uma pessoa. Ela abrange diversas áreas, além da saúde física, como social, econômica, funcional e cognitiva. O objetivo é obter uma visão abrangente e abrangente da vida de um idoso, o que permitirá identificar necessidades específicas e criar planos de cuidados personalizados.

A saúde mental e emocional desempenha um papel fundamental na qualidade de vida dos idosos. A AMPI avalia a presença de sintomas de depressão, ansiedade e outras condições psicológicas, bem como a existência de apoio social e redes de suporte. Isso é vital para garantir que o idoso se sinta emocionalmente apoiado e integrado à sociedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Paverama

Data de publicação: 07/11/2023