A Secretaria de Saúde de Paverama promoverá uma ação de combate ao câncer de próstata, iniciando dia 07 de novembro e se estende até dia 30 de novembro
O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Estatísticas mostram que quase metade dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2021, ocorreram 15.841 mortes no país por causa da doença.
Preocupado com estes dados, a Secretaria de Saúde de Paverama promoverá uma ação de combate ao câncer de próstata, com o intuito de quebrar paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos. A campanha iniciará dia 07 de novembro e se estende até dia 30 de novembro, na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.
O público-alvo da campanha, que é realizada durante o ano todo e tem seu ápice no mês de novembro, são homens a partir de 50 anos de idade e não será necessário consultar com um médico. Basta dizer que quer participar da campanha de prevenção do câncer de próstata e retirar seu pedido de exame junto a unidade de saúde e se dirigir ao laboratório de referência do município para coleta de sangue, para a realização do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico).
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Paverama
Data de publicação: 08/11/2023
Créditos: Assessoria de Comunicação de Paverama
Créditos das Fotos: Assessoria de Comunicação de Paverama