Em uma bela iniciativa, Agentes de Saúde responsáveis pelo Horto visitaram a EMEF Prudêncio Franklin dos Reis para compartilhar conhecimentos sobre o uso de plantas medicinais e seus benefícios para a saúde.

A ação teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância dessas plantas e promover o resgate desse conhecimento ancestral.

Sendo o Brasil um país rico em biodiversidade, abrigando uma vasta variedade de espécies vegetais com propriedades terapêuticas e medicinais, no entanto, muitas vezes, esse conhecimento é negligenciado em favor de medicamentos industrializados. As Agentes de Saúde, cientes dessa riqueza natural, decidiram levar essa sabedoria para a sala de aula.

Durante a visita à escola, as Agentes de Saúde realizaram uma apresentação de várias plantas medicinais, sobre suas propriedades, indicações e formas de uso.

Já na área externa da escola, foi criada uma horta medicinal. Os alunos participaram do plantio de diversas espécies, tais como Alecrim, Guaco, Penicilina, Calêndula, Orégano, Tanchagem, Hortelã, Tomilho, Pulmonária, Manjericão, Poejo, Açafrão da terra, Gengibre e Periquito.

O projeto de resgate do uso de plantas medicinais na saúde foi um sucesso. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender com a sabedoria popular, valorizando o conhecimento transmitido de geração em geração. Afinal, a natureza oferece valiosos recursos para nossa saúde, e é nosso dever preservá-los e compartilhá-los com as futuras gerações.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Paverama

Data de publicação: 04/06/2024

Créditos: Assessoria de Comunicação de Paverama

Créditos das Fotos: Assessoria de Comunicação de Paverama

Compartilhe!