Paverama dá um passo importante na promoção da segurança e cidadania entre os seus pequenos cidadãos! A cidade iniciou oficialmente nas últimas semanas de Abril as aulas do Proerd

Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência) na cidade de Paverama. Estas são ministradas pelo Soldado Erik Bilhar, nas escolas da Rede Municipal e Estadual abrangendo os alunos do 5º ano, e nas Pró-infâncias do município, está abrangendo os alunos do Pré II,  em que os alunos são capacitados para identificar as habilidades básicas e fundamentais e o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo o autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão responsável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

Para os alunos da Pró-Infância são quatro encontros, onde é disponibilizado cartazes interativos que demonstram situações do nosso cotidiano, como se comportar no trânsito, como lidar com situações de riscos e reconhecimento de comportamentos adequados e inadequados no meio social. Já para os alunos do 5º ano serão dez encontros, onde cada aluno recebe uma apostila, e ao final dos encontros, são capacitados para resolver a diversas situações de riscos e reconhecê-los usando o modelo de tomada de decisão Proerd. E ainda ao final é realizada uma formatura para esses alunos e como reconhecimento do que aprenderam em aula o aluno destaque é presenteado com uma lembrança, a formatura esta prevista para o inicio de Novembro com todos os alunos do 5º ano da Rede Municipal e Estadual do Município.

A secretária de Educação de Paverama, Cristiane Azevedo, destacou a importância dessa parceria: “Investir na formação das nossas crianças desde cedo é fundamental para construir uma sociedade mais segura e consciente. O Proerd nas escolas de Educação Infantil é uma iniciativa que traz benefícios duradouros e reforça o compromisso da nossa gestão com o bem-estar dos nossos alunos.”

 

 

 Conheça História do Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é originário do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), criado em 1983, por uma força-tarefa formada por policiais de Los Angeles, com o intuito de quebrar o ciclo de abuso de drogas relacionado, cada vez mais, com condutas criminosas e prisões.

Após análise de outras iniciativas e programas de prevenção, o D.A.R.E. foi concebido e proposto para ser desenvolvido em ambiente escolar, por policiais uniformizados e especialmente qualificados para tal, tornando-se uma extensão natural das iniciativas de policiamento comunitário. Sua fama produziu uma forte expansão para outros estados e outros países, sendo que, em 1989, a ONG D.A.R.E. América foi criada para gerenciar o Programa. A divisão D.A.R.E. International surgiu em 1990, devido ao interesse de vários países na adoção do Programa.

Desde 1983, o Programa tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas no mundo. Os esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de educação e as teorias científicas sobre prevenção, são os diferenciais desse Programa.

O currículo para os alunos do 5º ano ensina aos jovens como controlar seus impulsos e pensar nos riscos e nas consequências, o que resultará em escolhas mais responsáveis. Acredita-se que, ao ensinar aos jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de fazer escolhas saudáveis, não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas. À medida que os jovens forem educados para se tornarem cidadãos responsáveis, consequentemente, conduzirão suas vidas de forma mais produtiva e livre de drogas.

A visão do PROERD é a de que os jovens que refletem sobre as diversas situações são capazes de fazer melhores escolhas, de forma não impulsiva,de se comunicar e de se relacionar melhor com as pessoas, além de se manter livres de drogas e obter maior sucesso em todas as áreas de suas vidas.

Fonte: Acessoria de Imprensa Prefeitura

Data de publicação: 13/05/2025

Créditos: Acessoria de Imprensa Prefeitura

Créditos das Fotos: Acessoria de Imprensa Prefeitura

Compartilhe!