De acordo com Mauro Filipe de Oliveira, até sexta-feira (02) a Secretaria Municipal de Saúde deverá zerar as doses presentes no município. Todas as pessoas acima de 40 anos podem agendar a vacinação pelo 3761 1113

Durante este sábado (26), dia em que os profissionais do Posto de Saúde vacinaram 145 pessoas, o município de Paverama atingiu uma importante marca: 40,2 % da população já está imunizada com pelo menos uma dose da vacina contra o COVID-19.

Os números vem de encontro a expectativa do Estado, que em seu prognóstico, imagina que até o dia 20 de setembro, terá vacinado no Rio Grande do Sul, toda a população com mais de 18 anos, com pelo menos, a 1ª dose da vacina.

O município de Paverama, abriu no último sábado (26), a possibilidade de todas as pessoas que completam 40 anos ou mais, em 2021, entrarem em contato com o Posto de Saúde para agendarem sua vacinação. Até o atual momento, 3.397 Paveramenses já tomaram a 1ª dose da vacina.

O prefeito de Paverama, Fabiano Merence Brandão, diz estar atento aos próximos passos e elogia os profissionais da Secretaria da Saúde, “Temos que ser realistas. Precisamos do apoio de todos na campanha pela vacinação, profissionais que trabalham no posto, agentes de saúde, imprensa e a própria população. O nosso agradecimento especial e reconhecimento pela dedicação em vacinar a população, por vezes, em horários de descanso, vai para todos os profissionais envolvidos, desde os recepcionistas até os vacinadores”, destacou.

O Secretário da Saúde Mauro Filipe de Oliveira, pede que a população na faixa etária vacinável, siga as orientações do Governo Federal, Estadual e Municipal, e procure o Posto de Saúde para se vacinar, “Sabemos que muitas pessoas estão se preocupando com as reações que a vacina pode dar. Mas, é importante explicarmos que nem sempre acontece. Cada caso é um caso. Ninguém é obrigado a se vacinar, mas é muito importante que entendam que o vírus que está sendo injetado, é um vírus morto, e que após a segunda dose aplicada, cai em 80% a chance de morte por Coronavírus”, detalhou.

Outro dado muito importante, é sobre tomar as duas doses da vacina. "A primeira dose vai provocar um estímulo da resposta do nosso sistema imune. Quando você toma a primeira dose, ela já provoca que o nosso sistema de defesa comece a produzir os anticorpos. Mas uma dose não é suficiente, vamos precisar de um reforço. Esse reforço fará com que a produção de anticorpos seja melhor ainda e nos deixe imune por mais tempo. A eficácia da vacina se torna maior, melhor e mais duradoura com a segunda dose", explicou a Coordenadora do Posto de Saúde, Cassandra Follmer.

IMPORTANTE

A Secretaria da Saúde esclarece que não se tem a informação de quantas doses vem para o município, e nem que tipo de vacina que chega. “É importante deixar claro que não se pode escolher o tipo de vacina a ser tomado. Por vezes, o Posto de Saúde pode ser os 3 tipos de vacina, e ir intercalando a imunização”, destacou o Secretário.

Até sexta-feira (02), o município deverá zerar o estoque de vacinas contabilizando 100% da aplicação das vacinas que chegaram até o momento. “Se não chegarem mais doses até sexta-feira (02), zeramos as doses presentes no município. Por isso, quem está na faixa etária acima dos 40 anos, deve agendar o quanto antes a sua vacinação”, finalizou o secretário.

Data de publicação: 28/06/2021

Créditos: Roger Cristiano Bauer