Na última quarta-feira (23), o Secretário de Saúde, Ederson da Rocha, e a Agente de Endemias, Camila Quadros, concederam entrevista para a Rádio Paverama FM. Eles confirmaram que existe um caso suspeito de dengue no município.

Na manhã da última quarta-feira (23), o Secretário de Saúde de Paverama, Ederson da Rocha, e a Agente de Endemias do município, Camila Quadros, concederam entrevista para o programa Paverama em Destaque, da Rádio Paverama FM, e demonstraram preocupação com a atual situação encontrada no município.

De acordo com os responsáveis, há um caso suspeito de dengue no município, “Temos um caso suspeito de dengue no município, e já fizemos uma varredura nos arredores da moradia para termos a certeza se a contaminação ocorreu dentro do município ou não. Como a pessoa trabalha em Lajeado, se for confirmada a contaminação, ela pode ter sido infectada lá. Não diminui os problemas que poderemos enfrentar na cidade, pois caso ela seja picada por qualquer mosquito em casa, aquele mosquito vira um transmissor da doença”, explicou Camila Quadros.

O Secretário de Saúde destacou que mutirões estão sendo programados para os próximos dias, “Precisamos agradecer ás Agentes de Saúde, funcionários da Secretaria de Obras e todos que vão se juntar a nós para o mutirão que está agendado para os próximos dias. Mas, é importante destacarmos, não seremos nós que vamos acabar com o mosquito transmissor. Precisamos que cada um faça a sua parte e circule no seu pátio, averiguando possíveis focos de larvas”, caso necessário, entre em contato com a Secretaria de Saúde, pelo telefone 3761 1113”.

Os dois explicaram que a população não precisa ter receio em entrar em contato com a Secretaria caso encontrem larvas, ou propriamente o mosquito nas proximidades da residência, “Caso encontrem focos, é importante que entrem em contato conosco, para que possamos coletar as amostras e enviar para o laboratório de análises. Assim, saberemos se os mosquitos podem, ou não, transmitir a Dengue”, finalizou Camila.

No ano passado, Paverama teve um caso positivo da doença. Acredita-se que a pessoa tenha sido contaminada fora do município.

Nos dias 18 e 19 de abril, está programado o 2º Mutirão de Limpeza contra o Aedes Aegypti. Pede-se que os proprietários de casas e terrenos retirem de seus terrenos objetos que possam acumular água, e coloquem em locais acessíveis. Os responsáveis passarão na data específica recolhendo. É importante lembrar que na Zona Rural, caso necessário algum recolhimento, a informação deverá ser repassada para a Agente de Saúde responsável.

Data de publicação: 25/03/2022

Créditos: Roger Cristiano Bauer

Compartilhe!