Paverama está entre os 85 Municípios que aderem ao Programa Imuniza Escola/RS
O programa busca ampliar o acesso aos serviços de saúde por meio do compartilhamento de dados, bem como sensibilizar e mobilizar escolas e equipes de saúde para promover a vacinação. O programa tem três eixos de atuação:
Eixo
I: estreitar os laços de parceria entre Estado e municípios, tendo por objetivo ofertar a vacina às crianças e adolescentes.
Eixo II: implantar o cruzamento de sistemas de informação da saúde e da educação, por meio da vinculação de bancos de dados, objetivando a localização de crianças e adolescentes em atraso vacinal.
Eixo III: implementar ações de imunizações, conforme cronograma, estratégia e local a ser estabelecido a partir da parceria entre saúde e educação.
Sistema de Informação Imuniza
O Sistema de Informação Imuniza (SIE) tem como objetivo facilitar a busca ativa por alunos com carteiras de vacinação incompletas, visando aumentar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes. Na plataforma, o gestor escolar pode cadastrar as escolas sob sua responsabilidade, bem como os alunos matriculados. Com base nesses dados, o sistema processa e informa o status vacinal de cada aluno, indicando se há necessidade de comparecimento a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para regularização do esquema vacinal. Com essas informações em mãos, o gestor pode desenvolver ações de educação em saúde, orientando os alunos sobre a importância da vacinação, com o apoio do Programa Saúde na Escola (PSE) de seu município.
Integrar os sistemas municipais de matrículas ao Imuniza Escola RS é também um dos indicadores para o recebimento de recursos financeiros do Qualifica Vigilância RS, que auxilia as prefeituras com custeio e investimento que qualifiquem e ampliem as ações na vigilância em saúde.
Durante as duas últimas semanas, a SMECDH Realizou o cadastramento dos alunos na plataforma.
Fonte: Acessoria de Imprensa Prefeitura
Data de publicação: 27/04/2025
Créditos: Acessoria de Imprensa Prefeitura
Créditos das Fotos: Governo RS