Na última terça-feira (30), foi realizada uma reunião com os pais dos alunos da Escola Municipal Prudêncio Franklin dos Reis, localizada no bairro Morro Bonito. Na ocasião, foi apresentada a proposta para que a Escola receba o programa das Escolas Cívico-Militares.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.

No Programa Estadual, o qual o município se enquadrou, a ideia do Governo do Estado é implantar mais de 100 escolas até 2023.

O Projeto é uma das atividades extracurriculares que visa Impulsionar as ações que possibilitam maior aplicação de “interdisciplinaridade e contextualização”. É uma excelente oportunidade de ampliação da cultura do corpo discente das Escolas Cívico Militares, dentro de um contexto pedagógico que congrega todas as disciplinas, dando ênfase em História, Geografia e Língua Portuguesa.

De acordo com o Secretário de Educação de Paverama, Flávio Nirceu Jung, a ideia do programa é ajudar na educação dos estudantes, “Auxiliar na educação e no desenvolvimento dos estudantes, em especial para sua formação cidadã como parte do civismo, esta é a ideia do programa. Quando buscamos as informações de como funcionava, acreditamos que os pais gostariam de implantar, e foi o que aconteceu”.

Na última sexta-feira (26), o Secretário de Educação, Flávio Nirceu Jung, esteve acompanhado da diretora da escola, Josiane Rosa da Silva, vice-diretora, Daniela Almeida, Coordenadora, Beate Spellmeier, e dos vereadores David Moura e Gilmar Reckziegel, acompanhando uma palestra na cidade de Santa Maria que esclareceu todos os detalhes do projeto.

Na terça-feira (30), com unanimidade dos presentes, os pais aprovaram a implantação do projeto que deverá iniciar a partir de fevereiro do ano que vem.

A Escola Cívico-Militar visa incrementar a participação de alunos em estudos de temas relevantes de interesse da sua comunidade, município, estado e país, bem como temas da agenda global, que melhorem a capacidade de socialização e engajamento pessoal e profissional, preparando melhor os discentes para sua inserção no mercado de trabalho.

ESCOLA CÍVICO-MILITAR EM PAVERAMA:

De acordo com o Programa, os alunos utilizarão uniformes padronizados. Estes, serão pagos em uma parceria com o setor privado, prefeitura e pais.

O regimento interno que será elaborado e aprovado pelos pais é que dará as diretrizes a serem tomadas. Neste regimento, é estabelecido sobre o uso de uniformes, o que ocorre quando o aluno chega sem uniforme e outras atividades a serem implantadas, como o cantar do Hino Nacional, e outros.

Haverá um monitor, que é um brigadiano da reserva (aposentado), que estará orientando e acompanhando diariamente os alunos.

Data de publicação: 03/12/2021

Créditos: Roger Cristiano Bauer