O cadastramento é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no programa, nem no recebimento do benefício. Mensalmente, o MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome seleciona de forma automatizada as famílias que serão incluídas para receber o benefício.

O que é Bolsa Família? É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.

Quem pode participar? A população alvo do programa é constituída por famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.

As famílias extremamente pobres são aquelas que têm renda mensal de até R$ 77,00 por pessoa. As famílias pobres são aquelas que têm renda mensal entre R$ 77,01 e R$ 154,00 por pessoa. As famílias pobres participam do programa, desde que tenham em sua composição gestantes e crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos.

O MDS realiza rotineiramente processos de controle e verificação de informação das famílias. A cada dois anos ou a cada mudança de renda ou composição da família, os beneficiários devem atualizar seu cadastro. Assim, é possível ver se continuam no seu perfil para receber o bolsa família.

Além disso, os dados dos cadastros são cruzados com outros bancos de dados para checar as informações, portando se as famílias omitirem dados no setor do cadastro único do município estão sujeitas a penalidades da lei. Se, mesmo assim, ainda houver irregularidades todo mundo pode ajudar a fiscalizar, ligando para 0800 7072003.

Em Paverama o órgão responsável é o Centro de Referência em Assistência Social. Qualquer dúvida pode ser sanada diretamente no CRAS, na Rua Célio Klein, nº 43, de segunda a sexta-feira das 7h às 13h.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 23/09/2015