O desfile acontece em Paverama desde quando o município ainda era distrito de Taquari.

Mantendo a tradição do município, cerca de três mil pessoas acompanharam o desfile cívico de Paverama em alusão ao centésimo nonagésimo terceiro aniversário de Independência do Brasil comemorado no último dia 7 de Setembro. Em um belo dia, com muito sol e calor, as pessoas tomaram as ruas centrais da cidade para acompanhar o desfile que acontece há mais de 40 anos no município.

Dando início, foi realizada a composição do palanque oficial, com as autoridades municipais, entre elas o Prefeito municipal Vanderlei Markus e a Primeira Dama Débora Markus, vice-prefeito Edgar Hauenstein e esposa Laía Hauenstein, vereadores, secretários e coordenadores municipais.

Após a formação do palanque oficial, foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, juntamente com o hasteamento das bandeiras realizado pelo Prefeito Vanderlei Markus, o Vice-prefeito Edgar Hauenstein e a Secretária de Educação e Cultura Rosicler Flach.

Em seguida o Chefe do Executivo Municipal, Vanderlei Markus, ao fazer o uso da palavra, realizou uma saudação a todos os presentes e destacou a data e sua relevância. “É nesta data de independência que temos que avaliar o momento do Brasil. Muito se fala em crise, mas temos que seguir trabalhando e lutando, para supera-la. O povo brasileiro é guerreiro e batalhador.”

Abrindo o desfile, foram recebidas pelo Prefeito Vanderlei Markus, em frente ao palanque oficial as Soberanas do Município, Rainha Jéssica Althaus Flach e a 1ª Princesa Luana de Oliveira Souza que conferiram o desfile junto com as demais autoridades no Palanque Oficial.

Em seguida o Centro de Referência em Assistência Social desfilou com alguns grupos que integram os projetos do CRAS; Grupo dos PCD’s, Viver Feliz, Projeto com Crianças de 06 a 15 anos, Projeto com Famílias, Grupo Viver Melhor. Após foi a vez dos grupos do lar e clube de mães, ao todo foram 11.

A rede municipal de ensino, com as suas cinco escolas de educação infantil e oito de ensino fundamental, deu sequência no desfile com o tema Nossa terra, nossa gente, que trouxea contextualização do Hino municipal e seus aspectos culturais através da representação de cada estrofe, contando também com a presença da autora do hino, Maria Helena Althaus. Também foram apresentados a comunidade os projetos que vem sendo desenvolvidos em salas de aula.

A rede estadual de ensino esteve presente no desfile com as duas escolas existentes no município; A Escola Estadual Boa Esperança e a Escola Estadual de Ensino Médio Paverama.

Dando oportunidade para toda comunidade demonstrar o seu civismo, o desfile foi aberto a toda comunidade paveramense. As entidades religiosas também foram convidadas, desfilou a Comunidade Cristã Reviver, a Igreja Adventista do sétimo dia- Grupo dosDesbravadores e a Igreja do Evangelho Quadrangular.

Em seguida o Grupo de Danças Folclóricas Origens e o CTG Estância do Siqueira com seus representantes deram ênfase a cultura e ao tradicionalismo municipal. Representando a cultura paveramense a Carreteada de Cabriúva mais uma vez participou do evento.

O desfile também ficou marcado pela diversidade; O 507 Club, grupo de amigos com carros rebaixados e som automotivo. O Pavetrilha, grupo formado por amantes do esporte com motocicleta e a Escolinha de Futebol de Salão Fenix são grupos que visam o esporte e o entretenimento no município, e também marcaram presença no desfile cívico.

O desfile cívico foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que em nome da Administração Municipal de Paverama agradece aos envolvidos e também a todos que prestigiaram o evento.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 09/09/2015