Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é marcada por troca de experiências no município.

Troca de experiência e vivências, dessa forma pode-se classificar a apresentação dos alunos da APAE Teutônia, na última quinta-feira feira em Paverama. A apresentação ocorreu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Gonçalina Pinto Vilanova, da Cidade Baixa. A APAE apresentou a dança de fitas e uma apresentação típica gaúcha, os alunos retribuíram e desenvolveram diversas atividades, com apresentações musicais e muita descontração.

A apresentação marcou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e é uma maneira de mostrar aos estudantes e à população em geral, o cotidiano de alunos especiais. “Este ano, ir aos municípios em que a Apae atende para que as pessoas possam conhecer a instituição foi uma proposta bem pensada”, salienta a diretora da Apae, Rosangela Roehrig. Atividade como as apresentadas são de extrema importância para o desenvolvimento, pois a partir delas elas conseguem desenvolver suas potencialidades. “Muitos não conseguem se alfabetizar então se sobressaem em outras áreas. Eles se saem muito bem nas oficinas, por exemplo. É uma forma de terem sucesso na vida que não seja a questão formal, escolar.”

Inclusão social, diversidade, são questões estudadas em salas de aula nas escolas de Paverama. Dar aos alunos o convívio, e ver eles trocarem experiências com os alunos da APAE é uma forma de incentiva-los, motiva-los, de cativa-los com o carisma e dedicação dos alunos da APAE destacou a Secretaria de Educação e Cultura Rosicler Flach.

Apae:

Com 170 alunos, a A Apae de Teutônia atende seis municípios: Teutônia, Paverama, Fazenda Vilanova, Westfália, Brochier e Poço das Antas. De Paverama, 30 alunos são assistidos e vão diariamente para a instituição.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 02/09/2015