Como em todos os 494 municípios de atuação, os 60 anos da Emater/Ascar foram comemorados na manhã desta terça-feira, 2, com um café colonial.

Entidade comemorou 60 anos de atuação do RS e mais de 17 anos no município de Paverama

Em Paverama a confraternização foi realizada na sede do Escritório no município e contou com a apresentação de um vídeo institucional pela chefe do escritório de Paverama, Marlova Vivan Pretto e téc. em Agropecuária, Aldacir Pretto. Após, houve um resgate histórico da atuação da Extensão Rural, que iniciou com a prestação de serviços no meio rural no município no ano de 1997.

A comemoração foi prestigiada pelo Prefeito Vanderlei Markus, secretário de Agricultura e vice-prefeito, Edgar Hauenstein, coordenadora do CRAS, Sandra Lorenzeti, presidente do Conselho de Assistência Social Adriana Moura, presidente do Legislativo Carlos Alberto Hartmann, Presidente do STR Ricardo Kochem, gerentes do Banco do Brasil e Banrisul e proprietários da Agroindústria Horning.

O prefeito Vanderlei, como os demais presentes, enalteceu a importância da entidade como promotora de qualidade de vida e cidadania para pequenos produtores rurais.

Um pouco mais da atuação ehistória da Emater / Ascar:

Desde 02 de junho de 1955, portanto, há 60 anos, a Emater/Ascar é referência de qualidade em assistência técnica e extensão rural no Rio Grande do Sul. As ações extensionistas transformaram a vida social e econômica da população gaúcha, em especial daqueles que vivem no campo.

O objetivo inicial da criação da Emater/Ascar foi o de promover o desenvolvimento da agricultura e o bem estar das populações rurais através do crédito supervisionado ao pequeno agricultor, criador e assistência aos membros e sua família.

Hoje, a Emater/Ascar é referência no uso de metodologias de comunicação, e a presença nas comunidades rurais faz parte do cenário, está enraizada no campo e tornou-se vital para a população rural e para o desenvolvimento das políticas públicas do Estado.

Atualmente, a Emater/Ascar tem como diretrizes para serem trabalhadas, em primeiro

lugar a defesa e garantia de direitos, acesso aos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais.

Em segundo a inclusão social e produtiva, acesso aos meios de produção, organização e comercialização de alimentos. E em terceiro as questões sócio ambientais, acesso ao conhecimento e tecnologias pelo qual o processo de produção pode se tornar mais

limpo e eficiente, sustentabilidade, consolidação de uma extensão rural para todos.

Neste contexto a Emater/Ascar têm a necessidade permanente de repensar suas

estratégias institucionais, mudando se necessário a sua forma de trabalho, para acompanhar a dinâmica da sociedade rural/urbana.

Ao comemorar os 60 anos de existência a Emater/Ascar quer agradecer a todos os parceiros e agricultores pelo apoio recebido e em especial aos seus empregados pelo empenho e dedicação com que desempenham as atividades junto aos nossos assistidos.

Dados do Escritório Municipal da Emater-RS/

Ascar de Paverama

• Data de instalação: 13/08/1997

• Data de Inauguração: 13/11/1997

• Governador do Estado: Antonio Britto

• Secretário da Agricultura do Estado: Cesar

Schirmer

• Presidente da Emater: Caio Tibério da Rocha

• Prefeito Municipal: Nilo Vieira Sarmento

• 1º Técnico em Agropecuária: Vilson Pitton

Texto e fotos: Juarez Rodrigues.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 09/06/2015