Todo o processo de criação da associação e indicação dos integrantes da diretoria foi discutido e coordenado pelo Conselho Agropecuário do Município, composto pela Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Agricultura e membros das comunidades.

Foi realizada na quarta-feira, 27 de maio, na Câmara de Vereadores Municipal de Paverama, a assembleia de fundação da Associação de Agricultores de Paverama (ASAP).

Na ocasião, foi apreciado e aprovado pelos presentes o estatuto da entidade. Também foi realizada a eleição e empossados os membros da diretoria da associação.

A entidade tem a finalidade de desenvolver e dinamizar a comunidade em todos os aspectos, promover a melhoria da qualidade de vida das famílias e das comunidades rurais, aprimorar os conhecimentos em educação, alimentações e saúde, colaborar nas soluções dos problemas da comunidade, promover e participar de cursos, exposições, encontros, excursões de proveito para os sócios da comunidade, promover e contribuir para o desenvolvimento humano, cultural, ambiental, social, econômico e o bem-estar da comunidade, da mesma forma visa promover vínculos de solidariedade e cooperação entre os membros solidificando os espírito associativo, prestar serviços de máquinas, equipamentos, de mútua colaboração e entre os sócios e assistência técnica, promover feiras, dias de campo, organizar agroindústrias e turismo rural, entre outros.

Segundo o presidente eleito Ademar Neuberger, nos próximos dias serão realizadas reuniões com a diretoria para definir as próximas ações da associação. ‘‘Em um primeiro momento, a Administração disponibilizará em comodato, dois tratores para e entidade iniciar a prestação de serviços para os agricultores. No entanto, valores que serão cobrados pelos serviços e demais detalhes ainda serão discutidos’’, disse Neuberger.

Para o Secretário de Agricultura e vice-prefeiro Edgar Hauenstein, a criação da associação será muito importante, uma vez que favorecerá os produtores e propiciará a busca de recursos federais para fortalecer a agricultura no municipio ‘‘Com certeza a criação desta associação aqui no munícipio é um grande passo, pois possibilitará a busca de mais emendas junto ao governo federal para aquisição de máquinas e implementos agrícolas, que auxiliarão ainda mais a associação e, consequentemente, os munícipes’’, afirmou.

Diretoria eleita:

Presidente – Ademar Neuberger

Vice presidente - Nércio Adão Costa da Silva

1ª Secretária – Mara Lúcia Pletsch

2ª Secretária – Eroni Eggers

1º Tesoureiro – André Luciano Hepp

2º Tesoureiro – Anísio Keil

Elédio Pereira de Vargas, Nário Vieira Sarmento, Evaldo de Souza Bertoldo

SUPLENTES

Juliano Link, Sirlene Neuberger Link, Carlos Valmir de Quadros

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 01/06/2015