Em 2015, ocorrerá a 21ª edição do Dia do Desafio. Paverama esta confirmada na competição, sendo esta a 6ª participação do município. A ação promovida pelo SESC tem como objetivo despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas por meio de uma competição amigável entre cidades.

Neste ano, Paverama estará concorrendo com a cidade de Camen de Carupa, da Colômbia. O evento há 20 anos é realizado na última quarta-feira do mês de maio, ou seja, em 2015 na quarta-feira dia 27. No ano passado o “adversário” foi à cidade de Pirapó, cidade do Noroeste gaúcho. Paverama mobilizou 3.645 pessoas, totalizando , 45% da população, contra 39 % da cidade concorrente.

Através da Administração Municipal e do Departamento de Esportes, Paverama estará desenvolvendo ações durante todo o dia. Nas escolas do município, serão desenvolvidas atividades lúdicas e de recreação. Uma equipe visitará os comércios e empresas da cidade, incentivando a prática esportiva e realizando alongamento compensatório.

A proposta do evento é de mudança de atitude em nome de uma vida mais saudável. As pessoas são incentivadas a utilizar este dia para interromper suas tarefas e praticar, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A disputa saudável se dá entre cidades de mesmo porte populacional e o município vencedor será aquele que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao seu número de habitantes.

O Coordenador de Esportes Jair Delfino destacou a importância do Dia do Desafio; “Nosso objetivo é conseguir mobilizar mais pessoas a fazerem uma atividade física, e conscientizar nossa gente de que o sedentarismo é um dos grandes males causadores de inúmeras mortes evitáveis pelo mundo”. Destacou o Coordenador de Esportes.

O Rio Grande do Sul tem confirmada a adesão de 100% dos municípios ao Dia do Desafio. Todas as 497 cidades gaúchas participarão do evento, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc.

Mobilização de pessoas nas participações de Paverama no Dia do Desafio:

2006: 1827 participantes

2012: 2045 participantes

2013: 2595 participantes

2014: 3645 participantes.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 18/05/2015