No último sábado, dia 9, aconteceu o dia D, dia de mobilização nacional da vacinação contra a Influenza, ou seja, a gripe. Paverama tem a estimativa de imunizar 2035 pessoas, tendo como meta vacinar no mínimo 80 % da população alvo.

Desde o dia 22 de abril, lançamento da campanha no município pouco mais de 30% da meta foi atingida, o dia D foi importante porque deu a oportunidade as pessoas que durante a semana trabalham, e não tem como dirigir-se ao Posto de Saúde, e até mesmo aqueles que por determinados motivos não tem como deslocar-se a Unidade Básica nos dias de semana. A Secretaria Municipal da Saúde informa que a campanha segue até o dia 22 de maio, nos seguintes horários:

De segunda à sexta-feira, no horário de atendimento do Posto de Saúde, entre as 07h00min ao 12h00min e das 13h00min as 19h00min para os adultos, e até às 17 horas para as crianças. No Bairro Fazenda São José a vacinação está sendo realizada nos dias de atendimento, as segundas e quartas-feiras, das 13h00min as 17h00min.

“Não podemos esquecer que a influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, e que, pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco, como idosos, crianças pequenas e portadores de doenças crônicas, não existe vacina para todas as doenças infelizmente, mas penso que não podemos deixar de aproveitar as que existem, isto é prevenção”. Afirma a Secretária da Saúde e Assistência Social de Paverama, Vanderlea Machado.

Quais são os grupos de risco:

Gestante, puérpera (mulher que deu à luz há menos de 45 dias), idoso (acima de 60 anos), criança com idade entre 6 meses a menores de 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), portador de doenças crônicas (como hipertensão e diabetes) e profissional da saúde.

Números oficiais:

Crianças até 05 anos: 145 vacinadas de 405

Idosos (>60 anos): 528 vacinados de 1.392

Puérperas: 7 vacinadas de 11

Gestantes: 20 vacinadas de 66

Doentes crônicos: 31 vacinados de 88

Trabalhadores de Saúde: 35 vacinados de 73

Jeison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 12/05/2015