Com 235m², estão sendo construídos três consultórios, uma sala administrativa, um quarto coletivo com seis leitos e sanitário, uma sala de descanso de funcionários com copa e sanitário, uma sala de curativo e sutura, um depósito de equipamentos e material de limpeza e uma sala de esterilização com valor de investimento de R$ 389 mil, recursos estes oriundos do Governo do Estado.

Mesmo diante da crise econômica que passa o país, Paverama segue firme com seus investimentos em obras, com isso dando condições para a sequencia do desenvolvimento do município. A ampliação do Posto de Saúde segue em pleno vapor estando já com 70 % das obras concluídas. Com o reboco já concluído, está sendo realizada a pintura e a colocação de azulejo.

A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social conta hoje com7 clínicos gerais, 1 pediatra, 1 psicólogo, 1 fonoaudióloga, 2 enfermeiros, 5 técnicos de enfermagem, 2 estagiários, 1 odontólogo, 1 auxiliar de saúde bucal, 6 profissionais da área administrativa, 1 farmacêutica, 1 servente, 14 agentes comunitárias de saúde, 9 motoristas. Além disso, mantém convênio com os dois Laboratórios de Análises Clínicas e com as duas Clínicas de Fisioterapia da cidade para que estes profissionais também prestem serviço para a população através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Número de consultas de 400 a 500 semanais, somente no Posto de Saúde perfazendo uma média de 2000 consultas por mês, além de outros atendimentos como curativos, testes diagnósticos rápidos, visitas técnicas domiciliares, dispensa de medicamentos da farmácia básica e de processos administrativos do estado, encaminhamentos a outros níveis de atendimento em saúde ou outros serviços, acompanhamento pré-natal, vacinas, administração de medicamentos a nível ambulatorial, atendimentos odontológicos, educação em saúde entre outros dentro da Atenção Básica.

Hospitais conveniados:

Hospital Ouro Branco de Teutônia: para atendimentos de urgência emergência, através do pronto atendimento médico e ambulatorial 24 horas.

Hospital Estrela: Mantém convênio para manutenção de plantão em obstetrícia.

Hospital Bruno Born: Conveniado para diversos serviços: consultas médicas especializadas, exames de apoio ao diagnóstico e cirurgias, desde que disponíveis no rol da Central de Convênios.

Especialidades na região para atendimentos SUS:

Além dos atendimentos conveniados pelo município, estes hospitais da região também recebem pacientes de Paverama em atendimentos eletivos por serem referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) em diversas especialidades, é o caso também dos hospitais de Bom Retiro do Sul, Taquari e do Centro Oftalmológico de Encantado, reduzindo o número de pacientes encaminhados a Porto Alegre.

Convênio com consórcio intermunicipal de saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa)

Através do CONSISA o município de Paverama dispôe à população o serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que pode ser acionado diretamente pelos munícipes através do número 192 nos casos de urgência e emergência.

Serviço de transporte:

Diariamente a equipe da secretaria de saúde conduz pacientes para Teutônia, Lajeado e Estrela e ainda tem a rota diária fixa para Porto Alegre. Para os demais locais o transporte ocorre de acordo com a necessidade. Sendo que por dia entre 40 e 80 pessoas utilizam transporte da Secretaria Municipal da Saúde.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 11/05/2015