Mais do que um simples entretenimento, o livro é um símbolo da cultura e da busca do conhecimento. Por meio dele, conhecemos nossas raízes, entendemos o contexto no qual estamos inseridos e coletamos todos os dados disponíveis nos mais diversos sistemas de informação. Seja ele físico ou digital, sua importância percorre todas as áreas do conhecimento e é a base para as argumentações, os sistemas de ensino e o desenvolvimento do senso crítico.

Pela importância que o livro tem, o mês de abril foi dedicado a ele. As comemorações são realizadas em três datas: dia 2, dedicado ao livro infanto-juvenil; dia 18, ao livro infantil; e 23 é o Dia Mundial do Livro. Em Paverama, a Biblioteca Pública Padre Alberto Träsel está com muitas novidades que estão sendo mostradas aos alunos em forma de exposição. Os alunos da rede municipal durante esta semana estão visitando a biblioteca dentro de um cronograma estipulado e recebidos pela equipe que organiza a biblioteca, a coordenadora Sirlei Dorneles conta sobre a história dos livros, da evolução dos manuscritos egípcios, o uso de papiro, pergaminhos até os dias atuais.

A atividade chama muita atenção dos alunos, pois além de viajarem na história, eles puderam ler e conhecer os novos livros adquiridos recentemente pela casa de leitura. Juntamente com a Biblioteca Pública está instalado o Telecentro Municipal onde os munícipes podem utilizar internet gratuitamente. Quanto aos livros, é cobrada uma taxa de 0,30 centavos de multa por dia caso haja o atraso na data de entrega, segundo Sirlei Dorneles, o valor arrecadado com as multas vai para o caixa, e com isso são adquiridos novos livros para a biblioteca.

Com um grande acervo de livros, a Biblioteca é uma das mais completas da região, junto dela o leitor pode também utilizar as estruturas do Tele-centro Municipal, onde pode fazer pesquisas e trabalhos com a utilização da internet. O espaço também é utilizado para Hora do Conto, e tem diversas opções de gêneros literários para o munícipe Paveramense poder desfrutar de uma ótima leitura. O ambiente é totalmente climatizado, com rampas e portas dentro das leis de acessibilidade.

A exposição e os novos livros estão disponíveis ao público geral. Os munícipes podem utilizar o espaço seja para a retirada de livros, ou apenas para uma boa leitura. Localizada na Rua 5 de Março, nº 579, com horário de atendimento das 08:00 ao 12:00 e das 13:30 as 17:30.

História:

A Biblioteca Pública de Paverama foi inaugurada em 25 de Novembro de 2006, conforme Lei Municipal 1029/02, recebeu o nome de Padre Alberto Träsel, que foi pároco de Paverama, no período entre os anos de 1961 a 1967.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 30/04/2015