O Grupo de PCD’s (Pessoas Com Deficiência)Viver Feliz, ofertado com recursos do governo federal através do CRAS, realizou um passeio diferente no último dia 10. Acompanhados pela Psicóloga Dieime Castoldi e pela Assistente Social Mariné Fruhauf, o grupo foi conhecer o Shopping de Lajeado.

Muitos dos participantes do grupo nunca tinham ido ao shopping e sentiram-se realizados com este momento. O grupo estava muito contente, sentiu-se muito à vontade, circulou pelos diferentes espaços que o ambiente oferece, sem maiores dificuldades, tendo em vista a estrutura oferecida para facilitar o acesso de quem possui alguma limitação física.

A escolha do local se deu por ser um ambiente diferente, que muitos ainda não conheciam, e pela acessibilidade disponibilizada. Todos os integrantes conseguiram aproveitar o passeio de forma autônoma, tendo suas limitações respeitadas e a oportunidade de se locomover sem maiores dificuldades.

Foi um momento de descontração e interação entre o grupo, que chamou atenção de alguns lojistas, que ofereceram um mimo aos visitantes. O passeio foi tão proveitoso, que o Viver Feliz já está programando um novo passeio ao Shopping.

“Este passeio pode parecer muito simples para a maioria das pessoas. Mas, vem ao encontro do que temos trabalhado com o grupo em relação à autonomia, resgate de suas capacidades e encorajamento diante dos novos desafios. O grupo viveu uma ótima experiência, pois aliado à diversão e descontração do passeio, foi uma oportunidade de aproximação com o novo. Todos os nossos objetivos foram plenamente alcançados, principalmente após ver a alegria estampada nos rostos e comentários de cada um”, afirma a Psicóloga Dieime Castoldi.

Alguns depoimentos do grupo:

“Foi um passeio bonito. Aqueles que não conheciam acharam legal. Gostei bastante, vimos muita coisa diferente.” Nice Reckziegel, cuidadora.

“Achei muito bonito, muito agradável. Não faltou nada. No início, tinha medo de como andar lá, mas tive companhia que ajudou a me guiar.” Teresa Reni, conhecida como Nani.

“Achei muito bonito. Meu filho também gostou, quer ir de novo. Não tem como dizer o que mais gostei, pois estava tudo muito bom. Nos sentimos bem lá, foi uma viagem muito bonita.” Vilma Juver, mãe de Nelson Juver.

Jêison Lauri da Rosa - Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Paverama.

Data de publicação: 22/04/2015